Estas três bebidas podem fazer sua pele parecer mais velha

Lista destaca produtos comuns do dia a dia que podem impactar diretamente a sua aparência

27/07/2024 15:31

 

Refrigerante está na lista de bebidas que podem deixar a pele mais velha; entenda o motivo
Refrigerante está na lista de bebidas que podem deixar a pele mais velha; entenda o motivo - iStock/nirat

Para além dos produtos que você aplica na pele todas as noites ou manhãs, uma boa aparência da sua cútis está diretamente relacionada a fatores externos como a comida que você consome ou a bebida. 

Recentemente, um neurocientista especializado em doenças cognitivas usou as redes sociais para listar três bebidas potencialmente prejudiciais não apenas à saúde como à aparência. 

Bebidas que fazem a pele parecer mais velha

Refrigerante

O refrigerante é carregado de açúcares que aumentam a glicose no sangue.

Love explicou que isso poderia aumentar a inflamação, que é uma das principais causas do envelhecimento da pele.

O especialista ainda acrescentou: “Não me fale sobre refrigerante diet. Refrigerante diet é ainda pior para você.”

Café

Embora o café traga alguns benefícios à saúde, incluindo melhora temporário no foco, concentração e vigilância, a cafeína é um diurético. Isso significa que desidrata o corpo, impactando na pele, a fazendo parecer mais velha.

“Agora, não estou dizendo para não tomar café nunca mais. Se você gosta de café ou de bebidas que contenham café – e muitas delas são muito saudáveis ​​para o cérebro e para o corpo – certifique-se de beber bastante água e isso pode garantir que a cafeína não seja apenas saudável para você, mas também para que sua pele fique ótima”, disse.

Álcool

Embora estudos que relacionem alguns benefícios à saúde ao consumo moderado apareçam de vez em quando, os efeitos a longo prazo do álcool no corpo geralmente não são bons.

De acordo com Robert Love, o álcool envelhece a pele a partir da desidratação que provoca. “O álcool desidrata o corpo, portanto desidrata a pele e pode fazer você parecer mais velho”, disse. 

Além disso, o metabolismo do álcool também pode gerar radicais livres, que danificam as células da pele e aceleram o processo de envelhecimento. 

Por fim, o álcool pode interferir no sono, levando a uma qualidade de sono inferior, o que pode comprometer a capacidade da pele de se recuperar e regenerar durante a noite