Este hábito é o responsável por 70% dos casos de diabetes

A análise realizada pelo grupo de pesquisa revelou que os mais afetados são os homens jovens que residem em áreas urbanas

Um estudo recentemente publicado na renomada revista científica Nature, conduzido por pesquisadores americanos, revela que 70% dos diagnósticos de diabetes tipo 2 estão diretamente ligados a hábitos alimentares inadequados.

De acordo com os especialistas, entre os 11 fatores dietéticos analisados, três desempenharam um papel significativo no aumento da incidência global de diabetes tipo 2. São eles: consumo insuficiente de grãos integrais, excesso de consumo de arroz e trigo refinados, e ingestão excessiva de carne processada.

Estudo sugere que 70% dos diagnósticos de diabetes tipo 2 estão ligados ao hábito alimentar ruim
Créditos: Caíque de Abreu/istock
Estudo sugere que 70% dos diagnósticos de diabetes tipo 2 estão ligados ao hábito alimentar ruim

Fatores como o consumo excessivo de suco de frutas e a falta de vegetais, nozes e sementes sem amido tiveram um impacto menor na ocorrência de novos casos da doença.

Vale ressaltar que o diabetes tipo 2 é caracterizado pela resistência das células do organismo à insulina.

Detalhes do estudo

A análise realizada pelo grupo de pesquisa revelou que os mais afetados são os homens jovens que residem em áreas urbanas.

O estudo revelou um número surpreendente, já que pesquisas anteriores indicavam que a dieta contribuía com cerca de 40% dos casos.

A equipe atribui essa diferença às novas informações obtidas em sua análise, especialmente a inclusão dos grãos refinados, que se mostraram como uma das principais causas para o aumento dos casos de diabetes.

Além disso, a equipe destacou a importância de analisar dados atualizados sobre os hábitos alimentares com base em pesquisas dietéticas nacionais, em vez de estimativas agrícolas, o que fez uma diferença significativa nos resultados.