Este medicamento para emagrecer reduz risco de doenças cardíacas em 20%

Estudo observou que o novo medicamente da Novo Nordisk pode reduzir o risco de complicações cardiovasculares graves

Novo medicamento pode reduzir risco de doenças cardíacas, segundo farmacêutica
Créditos: iStock/MJ_Prototype
Novo medicamento pode reduzir risco de doenças cardíacas, segundo farmacêutica

A gigante farmacêutica Novo Nordisk anunciou recentemente uma revolução no campo do tratamento de doenças cardiovasculares.

Segundo a empresa, seu mais novo medicamento, o Wegovy, destinado à perda de peso, é capaz de reduzir em 20% o risco de complicações cardiovasculares graves em adultos que estão acima do peso ou obesos.

O medicamento é um desenvolvimento avançado do já existente Ozempic, também desenvolvido pela Novo Nordisk. Voltado para o tratamento da diabetes, o Ozempic é administrado semanalmente através de uma injeção de semaglutida, cuja dosagem varia entre 0, 25 a 1 mg.

O Wegovy, por outro lado, apresenta uma dose injetável de 2, 4 mg de semaglutida, sendo destinado especificamente à perda de peso.

Wegovy X Doenças cardiovasculares

Os resultados da Wegovy emergiram do estudo Select, no qual 17, 6 mil adultos com 45 anos ou mais, com sobrepeso ou obesidade e doença cardiovascular estabelecida (DCV), mas sem histórico prévio de diabetes, foram submetidos a um experimento duplo-cego.

Em comparação com um grupo placebo que utilizou o tratamento padrão para a prevenção de problemas cardiovasculares graves, os participantes que receberam uma aplicação subcutânea de 2,4 mg de semaglutida por semana, alcançaram resultados mais promissores.

Os pesquisadores concluíram que o Wegovy exibia um perfil seguro e bem tolerado, alinhado com os ensaios anteriores de semaglutida 2,4 mg.

“As pessoas que vivem com obesidade têm um risco aumentado de doença cardiovascular. Mas, até o momento, não há medicamentos aprovados que proporcionem um controle de peso eficaz. E, ao mesmo tempo, reduzam o risco de ataque cardíaco, derrame ou morte cardiovascular”, afirmou Martin Holst Lange, vice-presidente executivo de Desenvolvimento do Novo Nordisk, ressaltando a importância do avanço.

O que acontece agora?

A Anvisa aprovou o Wegovy para o tratamento da obesidade em janeiro deste ano. Embora a data de comercialização ainda não esteja definida, a empresa espera atender a demanda do Brasil assim que houver estoque adequado.

Os resultados aprofundados do estudo Select serão compartilhados em uma conferência científica prevista para o final de 2023.

Com a descoberta, a Novo Nordisk planeja solicitar às agências regulatórias dos Estados Unidos a ampliação da indicação de uso do Wegovy ainda em 2023.

Com as crescentes taxas de obesidade e doenças cardiovasculares em todo o mundo, a descoberta, por fim, representa um importante passo adiante.