Estes 2 fatores modificáveis podem aumentar o risco de 13 tipos de câncer

Estudo estima que entre 4% e 8% dos casos de câncer se devem ao excesso de gordura corporal; entenda

Fatores que aumentam risco de 13 tipos de câncer
Créditos: iStock/vitanovski
Fatores que aumentam risco de 13 tipos de câncer

Com mais de 60% da população brasileira adulta sofrendo com excesso de peso, de acordo com o IBGE, os riscos associados à obesidade têm sido objeto de estudos médicos e científicos.

Entre esses perigos, não só encontramos doenças cardiovasculares e diabetes, mas também uma relação mais estreita com o aparecimento de certos tipos de câncer.

Um estudo, publicado na revista Cancers, estima que entre 4% e 8% dos casos de diagnóstico de câncer se devem ao excesso de gordura corporal.

Isso sem falar dos riscos significativamente aumentados de desenvolver até 13 tipos diferentes de câncer, conforme relatado na Public Health. Dentre estes, o câncer colorretal, de mama e de pâncreas.

Sobrepeso e obesidade são fatores de risco

A obesidade é uma condição definida como um Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior que 30. O excesso de peso, por outro lado, é caracterizado por um IMC igual ou superior a 25.

Infelizmente, devido a maus hábitos alimentares e um estilo de vida sedentário, estes parâmetros estão se tornando cada vez mais comuns na população mundial.

A obesidade e o sobrepeso estão associados a 13 tipos de câncer, conforme aponta estudo publicado na Public Health, são eles:

  1. Câncer colorretal;
  2. Câncer de endométrio;
  3. Câncer de esôfago;
  4. Câncer de estômago;
  5. Câncer de fígado;
  6. Câncer de mama;
  7. Mieloma múltiplo;
  8. Meningioma;
  9. Câncer de ovário;
  10. Câncer de pâncreas;
  11. Câncer de rim;
  12. Câncer de tireoide;
  13. Câncer de vesícula biliar.
O câncer de vesícula biliar está na lista
Créditos: Depositphotos/sciencepics
O câncer de vesícula biliar está na lista

Fatores de risco modificáveis

Mas nem tudo são más notícias. Existem inúmeros fatores de risco modificáveis ​​que têm um impacto direto na prevenção do câncer.

Isso inclui a dieta, o sedentarismo, o tabagismo, a exposição a substâncias cancerígenas e o consumo excessivo de álcool e alimentos altamente processados.

Além disso, os benefícios de um estilo de vida saudável não terminam por aqui. A prática regular de atividades físicas pode reduzir o risco de câncer de mama em 13%, segundo um estudo publicado na Seminars in Cancer Biology.

Evidentemente, o controle do peso é uma peça-chave na prevenção do câncer. A consciência sobre a importância de um estilo de vida saudável e uma dieta equilibrada é vital.