Estes 5 alimentos ajudam a reduzir o colesterol ruim, assegura Harvard
Colesterol alto atinge mais de 18 milhões de brasileiros
Considerada uma preocupação médica comum, o alto nível de colesterol afeta milhões de pessoas em todo o mundo. O problema disso é que a condição está associada a uma série de doenças cardíacas, como complicações da aorta ou AVC.
Causada por maus hábitos alimentares, sedentarismo, tabagismo, obesidade ou até mesmo histórico familiar, o colesterol alto pode ser controlado de forma relativamente simples, bastando uma uma alimentação equilibrada.
É o que mostra estudo conduzido por especialistas da Universidade de Harvard, ao desvendar que alguns alimentos podem reduzir o nível de LDL, conhecido como ‘colesterol ruim’, no sangue.
- Estudo revela como alimentos podem combater a perda de memória
- Holbox, o paraíso rústico mexicano que você precisa conhecer
- Como identificar os sinais de açúcar elevado no sangue e agir rápido
- O câncer colorretal pode avançar mais rápido devido a esse fator
Por que esses alimentos?
A explicação mais aceita indica que alguns alimentos, por possuírem fibras solúveis, ligam-se ao colesterol e seus precursores presentes no sistema digestivo, ajudando-os a eliminar do corpo.
Os especialistas reforçam ainda que alguns alimentos, que contêm gorduras poli-insaturadas, são capazes de diminuir o LDL. É o caso da aveia, rica em fibras solúveis, e de peixes gordurosos como salmão, truta e atum, fontes de ácidos graxos ômega-3.
Isso porque essas opções, quando inseridas em uma alimentação balanceada e aliadas à prática regular de atividades físicas, podem fazer uma grande diferença na manutenção de uma saúde cardiovascular adequada. Veja mais a seguir!
Alimentos que ajudam a diminuir o colesterol ruim
Veja a seguir, com base em estudos de especialistas da Universidade Harvard:
- Aveia e cereais integrais, como quinoa e cevada – São ricos em fibras solúveis, que ajudam na redução do colesterol LDL.
- Vegetais – Berinjelas, cenouras, espinafre, couve e outros vegetais são naturalmente ricos em fibras, antioxidantes e fitoesteróis, contribuindo para a redução do LDL.
- Nozes e sementes – Amêndoas, nozes, linhaça e sementes de chia contêm ácidos graxos ômega-3 e fibras, sendo benéficos para a saúde do coração quando consumidos com moderação.
- Azeite de oliva extravirgem – É uma fonte de gordura monoinsaturada, benéfica para a saúde do coração. Ele pode substituir as gorduras saturadas nas refeições, sendo uma ótima escolha para a saúde cardiovascular.
- Peixes – Salmão, truta e atum, ricos em ácidos graxos ômega-3, são conhecidos por reduzir os níveis de triglicerídeos e aumentarem o “colesterol bom” (HDL).