Estes 5 legumes super fáceis de encontrar feira vão te ajudar a controlar o açúcar no sangue
Coma legumes ricos em fibras e antioxidantes para manter o açúcar no sangue equilibrado. Saiba como ajudar no controle da diabetes

Estudos apontam como certos alimentos podem ser aliados na manutenção dos níveis de glicose no sangue, sendo uma solução natural para quem precisa controlar a diabetes.
Manter os níveis de glicose controlados é essencial para a saúde, tanto de diabéticos quanto de não diabéticos. Embora a medicação seja muitas vezes necessária, mudanças simples na alimentação podem ter um grande impacto. Alguns vegetais possuem propriedades que ajudam a regular o açúcar no sangue e prevenir picos glicêmicos. Confira abaixo cinco legumes que podem ser grandes aliados no controle da diabetes.
Cenoura: mais do que um simples legume
A cenoura se destaca por sua alta concentração de betacaroteno, um antioxidante que auxilia na regulação do açúcar no sangue. Estudo científicos mostram que essa substância tem o poder de melhorar a função das células beta do pâncreas, que são responsáveis pela produção de insulina. Além disso, a cenoura pode ajudar na prevenção da diabetes tipo 2, tornando-se uma ótima opção para quem busca alternativas naturais para controlar a glicemia.
- Cadastre-se e Jogue Fortune Mouse com rodadas a partir de R$0,50 na bet365
- Provão Paulista abre 10 mil vagas para ensino superior
- Saiba o que fazer em Porto Seguro além de ir à praia
- Estes temperos fáceis de encontrar na feira protegem o cérebro e reduzem o risco de Alzheimer
Brócolis e couve-flor: vegetais crucíferos no controle da glicose
Os vegetais crucíferos, como o brócolis e a couve-flor, são ricos em fibras, o que favorece o controle do açúcar no sangue. Isso acontece porque a fibra, por não ser digerida, não eleva os níveis de glicose de forma rápida. Além disso, o brócolis contém um composto chamado sulforafano, que auxilia na diminuição da resistência à insulina e contribui para a redução dos níveis de glicose. Estudos mostraram que esse composto pode diminuir em até 10% a taxa de glicose no sangue de diabéticos.
Outro benefício desses vegetais é o seu baixo teor de açúcar natural, o que os torna opções saciantes e de baixo impacto glicêmico. A inclusão deles na dieta pode ser uma estratégia eficaz para quem precisa controlar a glicemia de forma contínua.
Abobrinha e berinjela: substitutos saudáveis para carboidratos
A abobrinha é uma excelente fonte de fibras solúveis, que retardam a absorção de alimentos e evitam o aumento rápido da glicose no sangue. Ela também possui um baixo índice glicêmico, o que a torna uma alternativa saudável aos carboidratos comuns.
Por sua vez, a berinjela, frequentemente negligenciada, é uma poderosa aliada no controle da diabetes. Ela contém compostos clorogênicos que ajudam a regular os níveis de glicose, além de ser uma excelente fonte de fibras e de baixo índice glicêmico. Pesquisas indicam que o consumo regular de berinjela pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Este legume reduz o risco de câncer em 20%
Pesquisas recentes indicam que o consumo regular de brócolis pode reduzir o risco de câncer em até 20%. O legume contém compostos bioativos que ajudam na prevenção de células cancerígenas, sendo altamente recomendado para quem busca hábitos alimentares saudáveis e proteção contra doenças graves. Clique aqui para saber mais.