Estes alimentos aumentam o risco de diabetes, alertam especialistas
A melhor forma de prevenção ao diabetes começa à mesa
Dados do Censo 2022 revelam que, atualmente, cerca de 20 milhões de pessoas vive com o diabetes tipo 2 no Brasil.
A doença, caracterizada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue, pode ser influenciada significativamente pelos hábitos alimentares.
Não é novidade entre especialistas de diferentes áreas da nutrição que, alguns alimentos quando consumidos em excesso, podem aumentar o risco de desenvolver essa doença.
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Esta fruta, eleita a mais saudável do mundo, previne pedra nos rins
- Estudo revela o que pode aumentar expectativa de vida em 5 anos
- Como adotar hábitos saudáveis e controlar a diabete tipo 2
Alimentos que aumentam chance de diabetes, segundo especialistas:
Açúcares Refinados: refrigerantes, doces e bolos contêm grandes quantidades de açúcares refinados, que podem causar picos de glicose no sangue e sobrecarregar o pâncreas.
Carboidratos Processados: pães brancos, massas e cereais refinados têm um alto índice glicêmico, o que leva a um aumento rápido dos níveis de açúcar no sangue.
Gorduras Trans: presentes em frituras, margarina e muitos alimentos industrializados, as gorduras trans podem prejudicar a sensibilidade à insulina e contribuir para a resistência à insulina.
Alimentos Ricos em Sódio: produtos processados e enlatados frequentemente contêm altos níveis de sódio, o que pode afetar a pressão arterial e a função dos vasos sanguíneos, aumentando o risco de diabetes.
Fast Food: hambúrgueres e batatas fritas, geralmente são ricas em calorias, gorduras saturadas e açúcares, contribuindo para o ganho de peso e a resistência à insulina.
Saúde à mesa
Não existe mágica para uma vida saudável. Nutricionistas e especialistas de outras áreas são enfáticos ao defender que manter uma dieta equilibrada, rica em vegetais, frutas, grãos integrais e proteínas magras, pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e reduzir o risco de diabetes.
Além disso, optar por alimentos frescos e minimamente processados é uma forma eficaz de promover a saúde e prevenir doenças.