Estes são objetos que podem ter diversos tipos de bactérias
Estudos alertam para a presença de mais de um milhão de bactérias em objetos comuns
Estudos revelaram que garrafinhas de água, celulares e outros objetos cotidianos podem abrigar mais de um milhão de bactérias. Embora a maioria seja benéfica, algumas são patogênicas e podem causar doenças e infecções ao entrar em contato com o corpo humano.
Objetos que tem várias bactérias
Existem milhares de tipos de bactérias que habitam diversos ambientes, desde o solo e a água do mar até dejetos radioativos. Além disso, muitas dessas bactérias cosmopolitas estão presentes na pele, nas vias respiratórias, na boca e nos tratos digestivo, reprodutivo e urinário do corpo humano.
Práticas simples, como lavar as mãos regularmente com água e sabão após o contato com objetos públicos, e a limpeza e desinfecção periódica de objetos de uso frequente, são eficazes na prevenção de contágios por bactérias.
- Estudo alerta que bactéria comum pode aumentar o risco de uma pessoa ter Alzheimer
- 10 dicas para se proteger de doenças na academia
- A bactéria que é uma das mais comuns no mundo e pode causar câncer no estômago
- Erotomania: o transtorno que pode transformar admiração em obsessão
Recomenda-se evitar o compartilhamento de objetos pessoais, como escovas de dentes, toalhas e utensílios de cozinha, a fim de reduzir o risco de transmissão de bactérias entre as pessoas. As bactérias de pele não são apenas preocupantes em relação a infecções, mas também podem causar otite, conjuntivite, laringite e doenças mais graves, como gastroenterite.
Ao tocar objetos frequentemente, cumprimentar pessoas e manusear dinheiro, as mãos são uma fonte de transmissão de germes. Além disso, objetos como celulares e garrafinhas de água podem fazer parte dessa cadeia de contaminação. Além da higienização, é recomendado evitar o uso desses objetos em ambientes como banheiros e mesas de refeições.