Estes são os motivos pelos quais os idosos devem praticar musculação, segundo a ciência
Resultados foram considerados uma luz no fim do túnel para quem busca um envelhecimento saudável
Estudo recente divulgado pela Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, revela que pessoas idosas que optam por uma rotina de exercícios, musculação ou aeróbico, tem maiores chances de manter a saúde do cérebro preservada.
Segundo a pesquisa, publicada na revista GeroScience, os benefícios da prática regular de atividades físicas podem aumentar a agilidade do raciocínio e a capacidade de adaptação e mudança do pensamento.
Para entender a relação entre os dois fatores, os especialistas analisaram a função cognitiva de 184 idosos saudáveis, na faixa etária de 85 a 99 anos. Durante o experimento, essas pessoas passaram por diversos testes e também foram questionadas sobre seus hábitos de atividade física.
- Depressão e temperatura corporal: entenda conexão apontada pela ciência
- Este é o melhor nutriente para o cérebro, segundo Harvard
- O hábito simples que pode ser um escudo contra a demência
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
Benefícios da musculação para idosos
Os resultados da pesquisas são categóricos: idosos que habituados a praticar exercícios aeróbicos, como natação e ciclismo, ou atividades de força, mostraram ter um desempenho cognitivo superior.
Dentre os usuários que combinavam atividades cardiovasculares e de força, os benefícios foram ainda mais visíveis em atividades cognitivas específicas, como a codificação de símbolos.
Esses idosos demonstraram maior capacidade de compreensão de situações e se posicionamento em relação a elas.
Destaca-se a importância da atividade física frequente, aliada a outros hábitos saudáveis de alimentação e sono, por exemplo, como essenciais para um envelhecimento com saúde e disposição, mantendo a saúde mental e corporal em ótimo estado.