Estes são os sinais silenciosos da falta de vitamina K no corpo

Entenda as diferentes formas de vitamina K e sua importância

Nosso organismo necessita de vários nutrientes, dentre eles as vitaminas. Uma delas é a vitamina K, que pode ser encontrada de forma natural ou sintética. Quer entender um pouco mais sobre este universo? Então acompanhe!

Quando falamos de vitamina K, basicamente estamos nos referindo a um grupo de compostos liposolúveis. Este grupo costuma ser dividido em três formas: a K1, a K2 e a K3. Confuso? Calma, vamos explicar cada uma delas.

Various supplements in weekly pillboxes and a spoon illuminated by a light box.
Créditos: iSTock
Various supplements in weekly pillboxes and a spoon illuminated by a light box.

Quais são os tipos de vitamina K?

Vale ressaltar que a classificação das vitaminas K foi realizada pelo Conselho Europeu de Informação sobre Alimentos (EUFIC). Segundo a instituição, temos:

  • Vitamina K1: Conhecida como filoquinona, é a mais encontrada na natureza. Alimentos de origem vegetal são ricos nesse tipo de vitamina.
  • Vitamina K2: Também chamada de menaquinona, é produzida por bactérias e leveduras, podendo ser encontrada em abundância em carnes, queijos e ovos. As bactérias presentes no intestino também produzem essa variante da vitamina K.
  • Vitamina K3: Este tipo é, na verdade, uma versão sintética da vitamina, encontrada principalmente em suplementos nutricionais.

Mas afinal, para que serve a vitamina K2?

A vitamina K desempenha um papel fundamental na coagulação do sangue. Isso ocorre porque ela contribui diretamente na produção de algumas proteínas no corpo humano, como a protrombina.

É ela a responsável pelo processo que interrompe sangramentos, ao solidificar o líquido no local da lesão e impedir uma hemorragia.

No entanto, seu papel vai além. A vitamina K também age na produção de proteínas ligadas à manutenção da saúde óssea, como a osteocalcina. Esta se liga ao cálcio para garantir densidade óssea correta, ajudando a evitar fraturas e quadros de osteoporose.

Deficiência de vitamina K2: existe risco real?

Sem dúvida, a deficiência de vitamina K pode trazer problemas, especialmente no que tange a coagulação sanguínea e a saúde óssea. Entretanto, a deficiência de vitamina K2 (assim como da K1) é algo raro. A maioria das pessoas consegue obter a quantidade necessária de vitamina através da alimentação.

A deficiência deste nutriente costuma ocorrer em casos de problemas de saúde que afetam a absorção de nutrientes, como doença celíaca e doença de Crohn, ou em indivíduos em uso de antibióticos, que podem afetar a população de bactérias produtoras de vitamina K no intestino.

Considerações finais

A vitamina K, em suas diferentes formas, desempenha papéis importantes em nosso organismo. Portanto, é crucial obter a quantidade necessária de cada uma delas através da alimentação ou, seguindo a indicação médica, através de suplementos.

Caso perceba algum sintoma que sugira deficiência dessa vitamina, como sangramentos excessivos, consulte um profissional de saúde.