Estratégia estabiliza níveis de açúcar no sangue, indicam especialistas

O açúcar no sangue aumenta após a ingestão de carboidratos, então o corpo libera insulina para reduzir o açúcar no sangue

Uma caminhada rápida após as refeições pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images
Uma caminhada rápida após as refeições pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue – iStock/Getty Images

Estudo publicado pela revista Sports Medicine revela que apenas 2 minutos de caminhada, após comer, já são suficientes para controlar os níveis de açúcar no sangue. O benefício também se aplica a quem apenas se mantém de pé após alguma refeição.

Para chegar ao resultados observados, a  pesquisa analisou sete estudos diferentes para examinar os efeitos das pausas sedentárias e caminhadas leves afetava a saúde cardiometabólica. Esses estudos pediram aos participantes que fizessem “pausas sedentárias” de dois a cinco minutos a cada 20 a 30 minutos.

Após análise dos resultados, os pesquisadores descobriram que tanto ficar em pé quanto a caminhada leve melhoraram o metabolismo do açúcar no sangue após comer, em comparação com ficar sentado por muito tempo após uma refeição. Mas uma curta caminhada teve um efeito “significativamente maior” do que ficar em pé, segundo os autores.

Por que a caminhada ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue?

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), se o corpo apresentar consistentemente picos muito elevados de açúcar no sangue – e, portanto, estiver bombeando mais insulina rotineiramente – as células podem eventualmente parar de responder à insulina e tornar-se resistentes à insulina. Essa quebra de equilíbrio pode levar ao pré-diabetes e ao diabetes tipo 2.

É aí que entra esta nova investigação – os autores do estudo dizem que fazer uma caminhada rápida após as refeições pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue e, potencialmente, reduzir as hipóteses de desenvolver doenças cardiovasculares ou diabetes.

Isso porque, de acordo com os autores do estudo, as contrações nos músculos esqueléticos que ocorrem durante a caminhada levam a um aumento na captação de glicose – o que significa que os músculos em atividade utilizam a glicose extra na corrente sanguínea, reduzindo a necessidade de secreção de insulina.

Além disso, especialistas indicam a fazer atividade física antes do pico de glicose, normalmente 60 a 90 minutos depois de comer. É quando você terá o benefício de não ter o pico de glicose.

Outras maneiras de controlar os níveis de açúcar no sangue

Para manter o açúcar no sangue sob controle ao longo do dia, é essencial seguir uma dieta saudável com muitas frutas e vegetais, manter um peso saudável e praticar atividades físicas regulares. Outras dicas incluem:

  • Monitore os níveis de açúcar no sangue para ver quando eles sobem e descem
  • Coma regularmente ao longo do dia e não pule refeições
  • Escolha água em vez de suco, refrigerante ou álcool