Pode usar enxaguante bucal todos os dias? Estudo faz descoberta
Estudo investiga os impactos do uso diário de enxaguante bucal no microbioma oral; descubra as surpreendentes conclusões
Muitas pessoas utilizam enxaguantes bucais para manter a higiene bucal, mas um novo estudo sugere que alguns podem causar mais danos do que benefícios.
Pesquisadores descobriram que o uso regular de enxaguante bucal à base de álcool está associado a maiores concentrações de bactérias orais potencialmente perigosas.
O estudo, publicado no Journal of Medical Microbiology, acompanhou 59 homens que usaram enxaguante com álcool e um placebo por três meses. E, após o uso, os participantes apresentaram um aumento de bactérias oportunistas orais, associadas a doenças e cânceres.
O que o estudo descobriu?
Frequentemente, enxaguantes bucais contêm álcool e antimicrobianos que matam bactérias causadoras de mau hálito, mas também eliminam bactérias benéficas, causando um desequilíbrio no microbioma oral.
Esse desequilíbrio pode permitir que bactérias prejudiciais proliferem. O autor do estudo, Christopher Kenyon, PhD, MPH, ressaltou à Health que produtos que matam bactérias podem causar mais mal do que bem, mesmo em pessoas saudáveis.
No estudo, Kenyon e sua equipe usaram dados do Preventing Resistance in Gonorrhoea.
Pode usar enxaguante bucal todos os dias?
Segundo o estudo, o uso diário de enxaguante bucal com álcool resultou em mudanças significativas no microbioma oral, aumentando a prevalência de bactérias.
Estas bactérias acabaram associadas a doenças periodontais e vários tipos de câncer. A pesquisa sugere uma conexão entre enxaguantes bucais antimicrobianos e bactérias causadoras de doenças.
Então, devo parar de usar enxaguante bucal?
Embora enxaguantes bucais possam ser prescritos para tratar infecções orais, seu uso diário não é necessário para a maioria das pessoas.
Portanto, especialistas recomendam que o enxaguante bucal seja utilizado de forma esparsa e de curto prazo, a menos que o uso recorrente seja prescrito pelo seu dentista.
Em vez disso, práticas de higiene oral como escovação e uso de fio dental são essenciais para manter o microbioma oral saudável.
Kenyon e outros especialistas sugerem evitar enxaguantes bucais com álcool e confiar em uma boa higiene oral para ter um hálito fresco e saudável.