Estudo destaca alimentos que ajudam a reduzir hipertensão
Descoberta pode trazer novas perspectivas de tratamento e prevenção em seres humanos
Cientistas chineses realizaram um estudo no qual os probióticos presentes em alimentos como iogurte e queijo revelaram um papel relevante na redução da hipertensão, conhecida popularmente como pressão alta. A descoberta pode trazer novas perspectivas de tratamento e prevenção em seres humanos ao ampliar o conhecimento sobre os benefícios dos probióticos na saúde cardiovascular.
Alimentos ajudam a reduzir hipertensão
Para entender os efeitos dos alimentos na saúde cardiovascular, os camundongos foram divididos em diferentes grupos com dietas variadas: água potável normal, água com alto teor de frutose (que induz pressão alta) e água com alto teor de frutose juntamente com probióticos.
Evidências obtidas no estudo mostram que os roedores que receberam probióticos tiveram níveis de pressão arterial até 20% mais baixos em comparação ao grupo hipertenso que não consumiu essas bactérias benéficas.
- Saiba a melhor hora para dormir, de acordo com estudo de Harvard, e evite problemas cardíacos
- Este fator aumenta risco de perda de memória em idosos, segundo estudo
- 3 passeios para se apaixonar por São Miguel dos Milagres
- Deixe o frio para trás: Gramado no verão vai te surpreender!
Efeito dos probióticos da medicina preventiva
A perspectiva dos probióticos na medicina preventiva ganha destaque na produção científica internacional. Zhihong Sun, microbiologista da Universidade Agrícola da Mongólia Interior e um dos autores do estudo, destacou os seus efeitos positivos. Sobretudo para a manutenção da saúde cardiovascular.
Para ele, o uso dessas bactérias poderia regular a hipertensão e contribuir na revisão da abordagem atual em relação à saúde cardiovascular. Hipertensão é uma doença que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, atingindo órgãos vitais como coração, vasos sanguíneos, cérebro e rins. Por isso, a busca por diferentes abordagens de prevenção e tratamento é tão relevante.
O que esperar para o futuro?
Visando a aplicação desses resultados na vida humana, os pesquisadores planejam realizar um grande ensaio clínico para verificar se os benefícios dos probióticos na redução da hipertensão podem ser replicados em seres humanos.
Por outro lado, podemos nos beneficiar da inclusão de alimentos ricos em probióticos, como iogurte, queijo cottage e kimchi (prato oriental à base de vegetais) na nossa dieta. Além de contribuir com a saúde do sistema digestivo, podemos estar auxiliando na prevenção da hipertensão.