Estudo destaca alimentos que retardam o ganho de peso
Chave para uma alimentação saudável está relacionada não apenas à quantidade mas à qualidade carboidrato escolhido, explica estudo
É unanimidade, entre os dogmas da cartilha de alimentação saudável, que a redução dos carboidratos está associada tanto ao controle como à perda de peso. Contudo, novas correntes nutricionais sugerem que a busca pelo emagrecimento não acontece apenas pela quantidade, mas do tipo de carboidrato consumido que pode ter um impacto significativo na dieta.
O estudo que se propôs a investigar os efeitos do carboidrato analisou os dados de aproximadamente 125 mil adultos saudáveis e está publicado na revista científica JAMA Network Open.
Para isso, os cientistas consideraram a dieta low carb. Nele, todos os participantes foram divididos em quatro grupos, dependendo do tipo de dieta que cada um seguia.
- Como adotar hábitos saudáveis e controlar a diabete tipo 2
- 5 sinais discretos na pele podem sinalizar diabetes; saiba reconhecer
- Abacate reduz o colesterol ruim e protege o coração de doenças cardíacas
- Segundo a ciência, este exercício é indispensável para evitar demência no futuro
grupo: dieta pobre em carboidratos de base animal;
grupo: dieta pobre em carboidratos à base de vegetais;
grupo: dieta saudável com baixo teor de carboidratos, focada em proteínas vegetais, gorduras saudáveis e menos carboidratos refinados;
grupo: dieta pouco saudável com baixo teor de carboidratos, focada em proteínas animais, gorduras não saudáveis e carboidratos refinados.
Os resultados mostram que substituir carboidratos refinados, como arroz branco e cereais açucarados, por alimentos integrais estava diretamente associado a um menor ganho de peso, isso ao longo de quatro anos. Consequentemente, os participantes que tinham uma dieta melhor ganharam menos peso. O estudo relata também que o menor consumo de proteína e gordura animal foram associados a um ganho de peso mais lento.
Em entrevista ao site NBC News, o médico Qi Sun, autor sênior do estudo, destacou que a qualidade da dieta é vital quando se trata de uma baixa ingestão de carboidratos. “O que as pessoas precisam prestar atenção são nos carboidratos de alta qualidade”.
Alimentos que ajudam a retardar o ganho de peso
As evidências observadas confirmam que dietas ricas em carboidratos saudáveis, proteínas e gorduras vegetais podem resultar em um ganho de peso significativamente mais lento ao longo do tempo. Por isso, segundo os cientistas, uma dieta saudável e com baixo teor de carboidratos para a manutenção do peso a longo prazo, deve incluir:
grãos integrais;
frutas e vegetais;
gorduras de óleos vegetais;
proteínas vegetais, como feijão, nozes e soja;
peixes e aves em quantidades menores.