Estudo diz que menopausa também afeta emocional

Saiba mais sobre essa fase importante na vida das mulheres

O processo da menopausa é uma etapa esperada na vida de todas as mulheres que estão na faixa etária entre 45 a 65 anos. Esta fase de transição da idade fértil para a idade não fértil traz consigo várias mudanças devido à diminuição da produção hormonal. É um período que pode ter várias consequências na saúde da mulher e que nem todas estão preparadas para enfrentar.

Estudo diz que menopausa também afeta emocional
Créditos: iSTock
Estudo diz que menopausa também afeta emocional

Menopausa também afeta emocional

Um estudo recente realizado pela Sociedade Brasileira de Climatério (SOBRAC) forneceu novos insights sobre as variadas manifestações da menopausa que vão além dos conhecidos sintomas físicos, como ondas de calor.

O estudo foi publicado na conceituada revista científica Climacteric, da International Menopause Society (IMS), no mês de julho de 2022.

Entenda mais sobre a menopausa e suas manifestações

O estudo destacou que além dos sintomas físicos, as mulheres na menopausa também sofrem de manifestações emocionais como depressão, ansiedade e mudanças de humor.

Importante salientar que a menopausa é um evento, não um período, então tudo que acontece após esse evento é chamado de pós-menopausa.

Quais os riscos adicionais após a menopausa?

A pesquisa também apontou que pós-menopausa, as mulheres podem se encontrar em maior risco de desenvolver outras doenças, como diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, e em alguns casos, demência.

O estudo reforça a importância de adotar hábitos saudáveis para se passar pela menopausa de forma mais tranquila possível.

Quais são os benefícios do tratamento de reposição hormonal na menopausa?

Com base nas descobertas deste estudo, a reposição hormonal pode ser uma boa alternativa para aquelas mulheres que sofrem com os sintomas mais severos da menopausa.

Sob a correta supervisão médica, esse tratamento tem o potencial de reduzir alguns dos sintomas da menopausa, bem como ajudar a prevenir a osteoporose e promover uma melhor qualidade de vida no longo prazo.

Estudos como este são importantes para aumentar a conscientização tanto da sociedade quanto das mulheres sobre os diferentes aspectos da menopausa, um processo natural e inevitável na vida de todas as mulheres.