Estudo diz que pessoas que têm insônia são mais sensíveis à dor
De acordo com uma pesquisa do Instituto Norueguês de Saúde Pública, publicada pela Associação Internacional para o Estudo da Dor, pessoas que têm problemas para dormir também podem ser mais sensíveis à dor. As informações são do Daily Mail.
Na análise, mais de 10 mil adultos participaram de um teste padrão de sensibilidade à dor, mantendo suas mãos submersas em água fria durante o tempo que aguentarem. Desse número, somente 32% conseguiram aguentar os 106 segundos propostos.
No estudo, os pesquisadores chegaram à conclusão de que, em comparação com as pessoas que não têm problemas para adormecer, as taxas de baixa tolerância à dor eram 52% mais altas nas que sofrem de insônia mais de uma vez por semana e 24% quando o problema ocorre uma vez por mês – o que as fez tirar as mãos da água antes.
Os níveis de sensibilidade estavam relacionados ao tempo necessário para adormecer, e não à duração do sono. No entanto, os cientistas ainda não têm uma explicação para o resultado. Alguns fatores psicológicos também podem contribuir para a relação entre a insônia e a dor, mas outras pesquisa teriam que ser realizadas.