Estudo feito no Japão indica que suco de kiwi inibe o câncer
Estudo divulgado recentemente aponta benefícios do kiwi para a prevenção da doença
Um componente molecular isoquercetina presente no kiwi anão, da espécie actinidia arguta, pode ajudar a prevenir o câncer de pulmão. É o que mostra estudo realizado pela Universidade de Okayama, no Japão.
Durante o experimento, os pesquisadores induziram o crescimento de tumor em camundongos usando um composto presente em produtos de tabaco. Em seguida, os animais foram separados em grupos, sendo que um deles recebeu suco de kiwi.
Encerrado o período de testes, os pesquisadores observaram que os camundongos tratados com suco da fruta apresentavam um número de nódulos tumorais significativamente menores quando comparado ao outro grupo.
- Estudo mostra como a respiração pode avisar sobre câncer de pulmão
- Sintomas de câncer: sinais matinais que exigem atenção
- Estudo revela poder do açaí no tratamento de esquizofrenia
- Conheça os 6 tipos de câncer mais agressivos e seus sintomas principais
Por que o kiwi anão?
A espécie actinidia arguta é uma das fontes mais ricas de polifenois e vitamina C. Anteriormente, os pesquisadores já haviam demonstrado o efeito inibitório do suco da fruta na mutagênese, inflamação e tumorigênese da pele do camundongo.
Eles identificaram os componentes de A. arguta responsáveis pelos efeitos antimutagênicos como compostos fenólicos hidrossolúveis e sensíveis ao calor. Posteriormente, os pesquisadores propuseram o composto polifenólico isoQ como componente com potencial anticancerígeno.
Câncer de pulmão
Principal causa de morte em todo o mundo, a maioria dos cânceres de pulmão começa de maneira silenciosa, não provocando quaisquer sintomas até que se disseminam. Porém, o site do instituto cita os sinais mais comuns que podem aparecer em alguns casos:
- Tosse
- Tosse com expectoração mucosa
- Tosse com expectoração com sangue
- Dor no peito
- Rouquidão
- Perda de apetite
- Perda de peso inexplicada
- Falta de ar
- Fadiga
- Infecções de repetição