Estudo indica que hormônio presente em anticoncepcionais pode ser usado para tratar câncer de mama
Pesquisa com ratos mostra que combinação da substância com outra droga já usada no tratamento da doença pode ser duas vezes mais eficiente
Boa notícia para as pacientes com câncer de mama. Um estudo da Universidade de Cambridge mostra que a progesterona, um hormônio barato e encontrado nas pílulas anticoncepcionais, ajuda a reduzir o crescimento desse tipo de tumor.
Os testes conduzidos em ratos mostraram que o tamoxifeno, uma droga já usada para o tratamento dessa doença, funciona duas vezes melhor quando associado ao hormônio.
Os pesquisadores alertam que ainda é preciso mais estudo para comprovar que o tratamento tem o mesmo efeito nos seres humanos, ou para descobrir se a melhor forma de administrar o hormônio é via oral ou venosa.
- Sintoma inicial de câncer que muitas pessoas ignoram
- Entenda o que é câncer no estágio 4 e o que pode ser feito
- 9 sintomas do câncer mais letal da atualidade que você precisa conhecer
- 5 sinais de alerta para câncer de mama que vão além do caroço
A descoberta pode ser a salvação para metade das mulheres afetadas pela patologia. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres em todo o mundo. No Brasil, foram registrados 57.120 novos casos da doença apenas em 2014.
Com informações de Daily Mail. Clique aqui para saber mais sobre o estudo.