Estudo revela diferenças cerebrais do homem e da mulher
Estudos feitos ao longo dos anos têm demonstrado que, quando confrontados com um problema que deve ser resolvido por meio da cooperação com os outros, homens e mulheres cumprem suas tarefas de forma diferente.
Agora, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, descobriram como essas diferenças se refletem na atividade cerebral.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores pediram às pessoas voluntárias para cooperar com seu parceiro. Em seguida, os estudiosos acompanharam as atividades cerebrais de ambos participantes. Dessa forma, eles descobriram que cada gênero tem diferentes padrões de atividade cerebral em termos de cooperação. A pesquisa foi realizada com 222 pessoas.
As descobertas podem oferecer algumas pistas de como o comportamento cooperativo pode evoluir de maneira diferente entre homens e mulheres, podendo ajudar cientistas a desenvolver novas maneiras de melhorar o comportamento cooperativo.
“Isso não significa que homens e mulheres não podem cooperar uns com os outros”, disse o autor sênior do estudo, Allan Reiss. “Pelo contrário, há apenas uma diferença em como eles estão cooperando”.
Outros estudos
Estudos comportamentais anteriores descobriram que as mulheres cooperam mais quando estão sendo observadas por outras mulheres, já os homens tendem a cooperar melhor em grandes grupos.
Leia o estudo completo (em inglês) aqui.
- Veja também: Faça um teste e descobra o sexo do seu cérebro
