Estudo japonês indica que o suco desta fruta inibe o câncer
Por que o suco dessa fruta inibe os efeitos do câncer? Entenda
Considerado um dos tipos mais comuns, o câncer de pulmão é tema de uma série de pesquisas científicas que envolvem o diagnóstico. Recentemente, um estudo divulgado pela Universidade de Okayama, no Japão, descobriu a existência de um suco capaz de reparar os efeitos da doença.
Para chegar às evidências apresentadas, os pesquisadores induziram o crescimento de tumor em camundongos usando um composto presente em produtos de tabaco. Na fase seguinte do experimento, os animais foram separados em grupos, sendo que um deles recebeu suco de kiwi anão, da espécie actinidia arguta.
Ao final do estudo, eles observaram que os camundongos tratados com suco da fruta apresentavam um número de nódulos tumorais significativamente menor quando comparado ao outro grupo. De acordo com os pesquisadores, os componente molecular isoquercetina, presente na fruta, é o responsável pela proteção contra a doença.
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
- Trem turístico vai ligar Rio de Janeiro e Minas Gerais
Por que o suco dessa fruta inibe os efeitos do câncer?
A espécie actinidia arguta é uma das fontes mais ricas de polifenois e vitamina C. Anteriormente, os pesquisadores já haviam demonstrado o efeito inibitório do suco da fruta na mutagênese, inflamação e tumorigênese da pele do camundongo.
Eles identificaram os componentes de A. arguta responsáveis pelos efeitos antimutagênicos como compostos fenólicos hidrossolúveis e sensíveis ao calor.
Posteriormente, os pesquisadores propuseram o composto polifenólico isoQ como componente com potencial anticancerígeno.
Sintomas de câncer de pulmão
Principal causa de morte em todo o mundo, a maioria dos cânceres de pulmão começa de maneira silenciosa, não provocando quaisquer sintomas até que se disseminam. Porém, o site do instituto cita os sinais mais comuns que podem aparecer em alguns casos:
- Tosse
- Tosse com expectoração mucosa
- Tosse com expectoração com sangue
- Dor no peito
- Rouquidão
- Perda de apetite
- Perda de peso inexplicada
- Falta de ar
- Fadiga
- Infecções de repetição