Estudo revela legume acessível que reduz risco de câncer em 20%
Descubra como um alimento comum pode reduzir o risco de câncer, conforme uma pesquisa da Universidade de Newcastle
Pesquisadores apontam que um legume básico e bastante conhecido pode reduzir o risco de câncer em até 20%. Estamos falando da cenoura, a hortaliça de elevado valor nutritivo.
Uma pesquisa realizada na Universidade de Newcastle, na Inglaterra, concluiu que se deliciar com a guarnição popular das festas natalinas pode diminuir a probabilidade de desenvolver todos os tipos de câncer.
O estudo, publicado no periódico Critical Reviews in Food Science and Nutrition, sugere que o consumo de cinco porções da cenoura por semana pode diminuir o seu risco de ter câncer em impressionantes 20%.
- Descubra 4 chás que ajudam a tratar a infecção urinária
- Lençóis Maranhenses: descubra 7 curiosidades sobre o paraíso brasileiro
- Estes são os 6 tipos de câncer mais agressivos que existem; conheça os sintomas de cada um
- Personagens de Star Wars ganham versões samurai em Fortnite
Por que a cenoura pode ajudar contra o câncer?
“Muitos pesquisadores já notaram os benefícios das cenouras anteriormente, e essa é uma das razões pelas quais havia tantos dados para analisarmos”, comentou Charles Ojobor, que é o autor principal do estudo e estudante de doutorado no Centro de Pesquisa em Nutrição e Exercício Humano da Universidade de Newcastle.
Os estudos científicos anteriores focaram nos benefícios para a saúde do beta-caroteno, composto que dá à cenoura a sua cor laranja.
Porém, segundo a equipe da Universidade de Newcastle, é a cenoura inteira, e não apenas os carotenos, que possui propriedades anticancerígenas se consumida regularmente.
De acordo com Ojobor, o beta-caroteno “não mostrou muitos efeitos benéficos sobre o cancro em experiências controladas”.
“Como resultado, estudamos as cenouras devido ao seu conteúdo de um tipo diferente de fitoquímicos, os poliacetilenos, que são incolores, mas têm fortes efeitos sobre o câncer”, explicou.
Ou seja, conforme o autor do estudo, os poliacetilenos, componentes bioativos presentes na cenoura, seriam protetores naturais das células, evitando o desenvolvimento de câncer.
Resultados do estudo
Segundo o estudo, consumir cinco porções do legume por semana pode reduzir o risco de câncer em até 20%.
Por outro lado, consumir apenas uma porção por semana foi suficiente para reduzir as chances de desenvolver câncer em 4%, em comparação com pessoas que nunca comem cenouras.
Para chegar a esses resultados, a equipe revisou quase 200 estudos que incluíram 4,7 milhões de participantes.
Outros benefícios da cenoura
Rica em carotenoides, potássio, fibras e antioxidantes, o legume colorido é uma fonte poderosa de nutrientes essenciais.
Os carotenoides presentes na cenoura, como o betacaroteno, contribuem para a saúde dos olhos, prevenindo condições como catarata e degeneração macular. Além disso, a vitamina A proveniente da cenoura fortalece o sistema imunológico, proporcionando uma defesa eficaz contra vírus, bactérias e fungos.
Já a fibra presente na cenoura desempenha um papel vital na manutenção da saúde intestinal, prevenindo a prisão de ventre e promovendo um ambiente favorável para as bactérias benéficas do intestino. Isso não apenas melhora a digestão, mas também contribui para a prevenção de doenças inflamatórias intestinais.
Enquanto isso, os antioxidantes são verdadeiros aliados na luta contra o envelhecimento precoce, protegendo a pele contra danos causados pelos radicais livres. Seus benefícios se estendem ao controle do colesterol, à regulação da pressão arterial e ao equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue.
Portanto, incluir a cenoura em sua alimentação diária, seja crua, cozida, em saladas, sucos ou pratos diversos, é uma escolha inteligente para promover a saúde e o bem-estar.