Estudo revela melhor horário para fazer exercício

Saiba como o horário das atividades físicas pode influenciar a saúde de pessoas com obesidade

Uma pesquisa recentemente divulgada pela Universidade de Sydney revela que, para pessoas vivendo com obesidade, realizar atividades físicas no período noturno pode oferecer benefícios significantes, incluindo a redução do risco de doenças cardíacas e morte prematura.

O estudo, um dos maiores do tipo, acompanhou cerca de 30 mil indivíduos com mais de 40 anos e obesidade por quase oito anos.

Um número significativo também tinha diabetes tipo 2. Usando acelerômetros de pulso, os pesquisadores mediram a intensidade e o horário das atividades físicas dos participantes.

Estudo revela melhor horário para fazer exercício
Créditos: Depositphotos/CITAlliance
Estudo revela melhor horário para fazer exercício

Por que exercitar-se à noite?

A análise dos resultados demonstrou uma clara vantagem para aqueles que concentravam suas atividades físicas moderadas a vigorosas entre 18h e meia-noite.

Tais participantes apresentaram um menor risco de eventos adversos como morte prematura e doenças cardiovasculares.

Angelo Sabag, autor do estudo, ressalta que, embora o exercício sozinho não seja a cura para a obesidade, programar estas atividades em momentos específicos pode melhorar significativamente os perfis de risco à saúde.

Mulher se alongando no meio da rua à noite prestar a começar exercício físico
Créditos: Depositphotos/bernardbodo

Resultados

Pesquisadores identificaram o período noturno como ideal para exercícios e descobriram que sessões noturnas de atividades físicas moderadas a vigorosas, mesmo curtas, são benéficas.

Essa descoberta sugere um novo olhar sobre a gestão do tempo dedicado à atividade física, priorizando sessões mais longas e contínuas.

Homem se exercitando
Créditos: Depositphotos/AllaSerebrina

Um novo caminho para o monitoramento da atividade física

Matthew Ahmadi, coautor do estudo, aponta a importância da abrangência do monitoramento realizado, que não discriminou o tipo de atividade.

Isso significa que, desde caminhadas rápidas e subidas de escadas até atividades mais estruturadas como corridas, todas foram consideradas.

Isso reflete uma visão mais inclusiva e acessível sobre como incorporar atividades físicas na vida diária, descomplicando o caminho para uma rotina saudável.