Estudo revela o motivo da calvície

Com informações da Folha de S.Paulo

05/02/2016 11:42 / Atualizado em 07/05/2020 02:09

Uma pesquisa da Universidade Médica e Odontológica de Tóquio concluiu que as células-tronco dos folículos capilares (conhecidas pela sigla inglesa HFSCs)  são as responsáveis pela queda de cabelo.

O estudo liderado pela médica Emi Nishimura também identificou uma molécula capaz de proteger as HFSCs, evitando a perda.

Isso ocorre porque as células-tronco, que se autorrenovam com o passar do tempo, se multiplicam dando origem a outras células em estado maduro que, em muitos casos, não conseguem mais se renovar e dar vida a novos fios. Com isso, o cabelo que sobra se torna mais fino e os folículos antigos desaparecem.

Ao comparar as células-tronco dos folículos capilares entre camundongos jovens e idosos, os pesquisadores concluíram que as HFSCs perdem a versatilidade ao longo da vida e migram para a pele, onde passam a produzir queratina e morrem.

Os testes podem ajudar numa estratégia para que os fios continuem fortes e permanentes, além de apresentarem novos caminhos para doenças associadas ao envelhecimento, como a demência.

Leia a matéria completa na Folha de S.Paulo.