Estudo revela que a luz natural pode ajudar no controle do diabetes

Descubra como a luz natural pode ajudar no controle da diabetes

Um recente estudo sugeriu que a exposição à luz natural pode ter um efeito benéfico no controle do diabetes tipo 2. A pesquisa, conduzida por cientistas da Universidade de Maastricht, na Holanda, descobriu que a luz solar ajuda a regular o relógio biológico, podendo resultar em um melhor controle da glicemia.

Estudo revela que a luz natural pode ajudar no controle do diabetes
Créditos: iSTock
Estudo revela que a luz natural pode ajudar no controle do diabetes

Como a luz natural pode ajudar no controle do diabetes?

O estudo, ainda em fase preliminar e sem revisão por pares, foi apresentado no encontro anual da Associação Europeia para o estudo da diabetes realizado em Hamburgo, Alemanha, demostrando assim a relevância e o impacto dessa descoberta na comunidade científica global.

Como foi conduzido o estudo?

Para esta pesquisa, liderada pelo cientista Ivo Habets, foi recrutado um grupo de 13 voluntários, todos portadores de diabetes tipo 2. Eles foram divididos em dois grupos e submetidos a diferentes condições de luz por cinco dias.

Os participantes tinham, em média, 70 anos de idade e um índice de massa corporal em torno de 30. Os voluntários foram alocados em dois locais distintos: o primeiro grupo permaneceu em um ambiente interno com luz artificial de LED, enquanto o segundo foi exposto à luz natural através de grandes janelas.

Quais foram os resultados obtidos?

Os níveis de açúcar no sangue dos participantes foram monitorados, coletando-se amostras de sangue a cada cinco horas.

Após a conclusão do estudo, os pesquisadores observaram que os indivíduos expostos à luz natural demonstraram um controle da glicemia 8% superior aos que estiveram sob luz artificial.

Apesar da diferença não ser massiva, os resultados animaram os pesquisadores, que defendem a recomendação da exposição à luz natural para os diabéticos.

Como a luz natural influencia no metabolismo?

Os cientistas acreditam que o fator chave para esse resultado positivo seja a influência da luz natural na regulação do “relógio circadiano”.

Essa denominação se refere ao conjunto de mecanismos biológicos que regula nosso ciclo de sono e vigília, impactando diretamente nos nossos hábitos e saúde.

Com a exposição à luz natural, a qualidade do sono dos participantes melhorou, contribuindo, assim, para o controle da doença.

Com o sono adequado, o corpo consegue distribuir melhor a queima energética, favorecendo a metabolização de carboidratos durante o dia e de gorduras à noite.

Os pesquisadores concluíram que a exposição à luz natural tem um impacto positivo no metabolismo e pode auxiliar no tratamento e prevenção de doenças metabólicas como o diabetes.

Apesar disso, pesquisas adicionais são necessárias para confirmar e entender ainda mais o efeito da luz natural no controle do diabetes.