Estudo revela que comer açúcar pode causar pedra nos rins
Estudo avaliou 28 mil voluntários para entender os efeitos do açúcar para a saúde renal
Pesquisa recente realizada pela Faculdade de Medicina do Norte de Sichuan, na China, revela que a ingestão excessiva de açúcar está relacionada a diversos problemas de saúde, incluindo o desenvolvimento de pedras nos rins.
Efeito do açúcar nos rins
Segundo a investigação, que avaliou 28 mil voluntários adultos, aqueles que mantiveram uma dieta rica em alimentos açucarados tiveram em média 39% mais chances de desenvolver pedras nos rins do que aqueles que consumiam menos açúcar. Além disso, o açúcar em excesso também pode provocar diabetes, uma das principais causas de insuficiência renal.
Portanto, é fundamental alertar para os riscos do consumo exagerado de açúcar e incentivar hábitos alimentares mais saudáveis.
- O dia em que um jogador pagou uma rodada de cerveja para os torcedores do Borussia Dortmund
- Atividade para fazer todo dia e reduzir o risco de depressão, segundo estudo
- Descubra Caldas Novas (GO): guia de 5 dias para relaxar
- Museu das Ilusões, maior acervo de ilusão ótica do mundo, abre celebração dos 45 anos do Shopping Metrópole
Não só para prevenir o desenvolvimento de pedras nos rins, mas também outros problemas de saúde associados a uma dieta rica em açúcar.
Melhor remédio é a prevenção
Os resultados obtidos mostram que uma alimentação balanceada e a redução do consumo de açúcar são fundamentais para a manutenção da saúde renal.
Por isso, comer alimentos variados e reduzir o consumo de açúcar são medidas simples, mas muito eficazes para prevenir várias doenças.
Além disso, especialistas reforçam que a educação alimentar desde a infância é o primeiro passo para formar adultos conscientes da importância de uma alimentação saudável.