Exame de histeroscopia é importante para a saúde das mulheres

29/04/2015 13:09 / Atualizado em 04/05/2020 17:15

Poucas pessoas sabem o que é o exame de histeroscopia, no entanto, o procedimento é importante quando o assunto é pólipo endometrial, miomas uterinos e câncer de endométrio, doenças que atingem muitas mulheres. Por isso, o Minha Vida publicou uma matéria sobre o tema e resolvemos replicar por aqui.

Os pólipos são lesões que podem ser precursoras do câncer de endométrio e atingem de 10 a 24% das mulheres, principalmente em torno dos 50 anos. Já os miomas são responsáveis por causar hemorragias e dificuldades para engravidar, e ocorrem em até 25% das mulheres em idade fértil.

A histeroscopia é capaz de mostrar pólipos e miomas da camada interna do útero
A histeroscopia é capaz de mostrar pólipos e miomas da camada interna do útero

A histeroscopia é um procedimento que possibilita a visualização do útero por dentro, a chamada cavidade endometrial. A histeroscopia diagnóstica é um exame feito para observar a cavidade uterina, o canal cervical e a vagina. A vantagem é permitir a realização em ambulatório, sem o uso de anestesia e sem internação.

Pra realizar a histeroscopia, a paciente deve estar em posição ginecológica e não pode estar menstruada, grávida ou com infecções genitais. O procedimento consiste na introdução do histeroscópio pela vagina, que chega através do canal do colo uterino até a cavidade endometrial, levando luz ao seu interior, bem como soro fisiológico para distendê-la.

Através de uma câmera acoplada, que leva imagens até um monitor de TV, a paciente poderá acompanhar o seu exame em tempo real. Logo em seguida, ela poderá retornar às atividades cotidianas, sempre seguindo as orientações médicas.

Leia a matéria na íntegra.