Exercícios de três segundos ajuda a ganhar músculos, diz estudo
Ganhar músculos e manter o corpo saudável nunca foi tão fácil
Ganhar músculos e manter o corpo saudável nunca foi tão fácil. Ao menos é que garantem especialistas da Edith Cowan University, na Austrália, ao descobrir que praticar exercícios por apenas três segundos diários é o suficiente para ganhar músculos e manter o corpo saudável.
De acordo com um estudo, a realização de uma única rosca bíceps, com duração de três segundos, três vezes por semana, pode melhorar significativamente a força do braço.
Esta não é a primeira vez que a equipe australiana divulga dados científicos sobre os impactos de atividades físicas para o corpo. No passado foi revelado que exercícios mais curtos e regulares são mais benéficos do que sessões de treinamento mais longas, realizadas uma ou duas vezes por semana. Agora, a nova pesquisa teve como objetivo descobrir quantos dias são necessários para alcançar benefícios.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
Quantos dias da semana é preciso se exercitar?
Para chegar a um consenso sobre o tema, o estudo, publicado no European Journal of Applied Physiology, contou com a participação de 26 adultos saudáveis, ao longo de um mês. Cada participante executou uma única contração do bíceps, que durava três segundos, usando o braço dominante, duas ou três vezes por semana.
O movimento se caracteriza por abaixar lentamente um haltere pesado, partindo de um braço dobrado até estendê-lo completamente. Os resultados revelaram que realizar o movimento duas vezes por semana não produziu mudanças significativas na força muscular.
Já aqueles que o realizaram três vezes por semana apresentaram um pequeno, mas significativo, aumento na força concêntrica (2,5%) e excêntrica (3,9%). A força concêntrica é o movimento de encurtamento muscular, enquanto a força excêntrica é o movimento de alongamento muscular.
O co-autor do estudo, professor Kazunori Nosaka, ressaltou que pelo menos três dias por semana são necessários para o treinamento de contração excêntrica de três segundos. Contudo, realizar o exercício cinco vezes por semana proporcionou o maior impulso, com um aumento de 10% observado em ambas as categorias, além da força isométrica (contração sem movimento).
O poder dos minitreinos
Embora mais pesquisas sejam necessárias para determinar se o princípio se aplica a outros exercícios, os especialistas concordam que mesmo uma pequena quantidade de atividade física é benéfica para a saúde.
O professor Nosaka ressaltou que cinco minutos de exercício por dia podem fazer a diferença para o condicionamento físico e a saúde, especialmente para pessoas que têm dificuldade em encontrar tempo para exercícios mais extensos.
O estudo também sugere que esses minitreinos podem ajudar a prevenir a fraqueza e a fragilidade associadas ao envelhecimento, bem como a perda de força muscular devido a um estilo de vida sedentário e doenças. A pesquisa foi realizada em colaboração com a Niigata University of Health and Welfare, no Japão.
“Ele pode prevenir a perda de força muscular devido a doenças e estilo de vida sedentário”, afirmou.