Existe melhor hora para perder peso? Ciência responde

Estudos recentes mostram que relação entre o tempo e alimentação estão muito mais próximas do que você imagina

13/04/2024 13:29

Jejum intermitente pode melhorar a síndrome metabólica e os marcadores de doenças cardíacas – iStock/Getty Images
Jejum intermitente pode melhorar a síndrome metabólica e os marcadores de doenças cardíacas – iStock/Getty Images

De acordo com estudos recentes sobre nutrição, tomar o café da manhã mais tarde do que normalmente faria e jantar mais cedo pode ser um complemento eficaz à sua jornada para perder peso. Para os especialistas, 12 horas é o período ideal para ajudar a melhorar a saúde metabólica.

A dieta, conhecida como alimentação com restrição de tempo, tem como característica o prolongamento do tempo em jejum e alinha o ciclo de alimentação-jejum aos ritmos circadianos. Vários experimentos recentes também apoiam os efeitos positivos da alimentação com restrição de tempo.

Afinal, existe melhor hora para perder peso?

É o que mostra um estudo publicado na revista Nutrition & Diabetes, após analisar 30 homens e mulheres obesos que seguiram um programa alimentar com restrição de tempo de oito semanas. Ao fim do procedimento, os resultados revelaram uma perda de peso de aproximadamente 24Kg em média, em comparação com cerca de 20 quilos nas 30 pessoas que não jejuaram.

Já outro estudo, publicado na revista Frontiers in Nutrition, também descobriu que a alimentação com restrição de tempo ajudou as pessoas na perda de peso e nas mudanças na composição corporal. Uma pesquisa, publicada no Journal of Translational Medicine, revelou que o jejum intermitente pode melhorar a síndrome metabólica e os marcadores de doenças cardíacas.

Em comum, os resultados mostram que a síndrome metabólcia aumenta a probabilidade de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e outras complicações de saúde.

Tipos de alimentação com restrição de tempo

Jejum intermitente (IF): existem diferentes métodos de jejum intermitente, como o método 16/8 (16 horas de jejum, 8 horas de janela de alimentação), o método 5:2 (cinco dias de alimentação normal e dois dias de consumo muito baixo de calorias), entre outros.

Jejum prolongado: isso envolve períodos de jejum mais longos, geralmente 24 horas ou mais.

Jejum alternado: envolve alternar dias de alimentação normal com dias de jejum completo.

No entanto, é importante ressaltar que a alimentação com restrição de tempo pode não ser adequada para todos. É importante consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer regime dietético significativamente diferente.