Expor o corpo a essa luz pode reduzir açúcar no sangue após comer

Segundo pesquisadores, é possível usar uma exposição única de 15 minutos para conseguir o benefício

Um novo estudo, publicado no Journal of Biophotonics, descobriu uma nova maneira de reduzir os níveis de açúcar no sangue após as refeições. De acordo com os pesquisadores, acender uma luz vermelha nas costas de uma pessoa pode ajudar a beneficiar a glicemia.

As descobertas revelaram que uma frequência específica de luz usada durante 15 minutos levou a uma redução de 27,7% nos níveis de açúcar no sangue após comer.

A exposição à luz vermelha também reduziu o pico máximo de glicose em 7,5%. Os picos referem-se a um rápido aumento na quantidade de açúcar no sangue após uma refeição.

Saiba como evitar pico de açúcar no sangue
Créditos: Nikvart/istock
Saiba como evitar pico de açúcar no sangue

Alerta contra a luz azul

A equipe também sugeriu que a exposição prolongada à luz azul, de dispositivos como telefones, laptops e TVs, poderia ter consequências significativas a longo prazo para a saúde.

Dada a proeminência da iluminação LED na vida moderna, os autores alertaram que esta pode ser uma potencial “bomba-relógio para a saúde”. 

Eles explicaram que a luz azul por si só pode causar distúrbios no açúcar no sangue. E isso pode constituir uma base perigosa para o diabetes.

A boa notícia é que isso pode ser parcialmente resolvido passando mais tempo sob a luz solar, que tem um equilíbrio entre luz vermelha e azul.

O professor Glen Jeffery, professor de neurociência do Instituto de Oftalmologia da UCL, disse: “Vivemos agora em um mundo onde a luz azul é dominante porque, embora não a vejamos, as luzes LED são dominantes no azul e quase não têm vermelho.”

“Isso reduz a função mitocondrial e a produção de ATP (molécula fundamental para a energia celular). Consequentemente, nossos ambientes internos estão famintos pelo vermelho.”

Detalhes do estudo

Os pesquisadores recrutaram 30 pessoas saudáveis e os colocaram em dois grupos – 15 no grupo da luz vermelha e 15 no grupo sem luz.

Eles precisavam beber glicose dissolvida em água e registrar seus níveis de glicose no sangue a cada 15 minutos durante as duas horas seguintes. 

O estudo descobriu que a luz vermelha com frequência de 670 nanômetros (nm) estimulou a produção de energia nas mitocôndrias, as minúsculas potências dentro das células, levando ao aumento do consumo de glicose. 

Pessoas que receberam exposição à luz vermelha exibiram um pico reduzido no nível de glicose no sangue e uma redução na glicose total no sangue. 

Segundo os autores, o estudo mostrou que é possível usar uma exposição única de 15 minutos à luz vermelha para reduzir os níveis de açúcar no sangue após comer. 

Embora o estudo só tenha sido feito em indivíduos saudáveis, o recurso tem o potencial de impactar o controle do diabetes no futuro, pois pode ajudar a reduzir picos de glicose potencialmente prejudiciais no corpo após as refeições.