Fabiana Karla descobre que é superdotada e faz alerta sobre diagnóstico tardio

Aos 49 anos, ela revelou recentemente que possui altas habilidades, condição mais conhecida como superdotação

02/06/2025 18:15

Aos 49 anos, ela revelou recentemente que possui altas habilidades, condição mais conhecida como superdotação – Instagram/@fabianakarlareal
Aos 49 anos, ela revelou recentemente que possui altas habilidades, condição mais conhecida como superdotação – Instagram/@fabianakarlareal - Instagram/@fabianakarlareal

A atriz e apresentadora Fabiana Karla, conhecida por seu carisma e bom humor, tem vivido um processo de redescoberta pessoal que vai além dos palcos e das câmeras. Aos 49 anos, ela revelou recentemente que possui altas habilidades, condição mais conhecida como superdotação uma condição que se manifesta por meio de um desempenho acima da média em diversas áreas do conhecimento ou expressão.

A descoberta aconteceu após uma jornada de investigação sobre sua própria mente. Em 2023, Fabiana recebeu um diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), que inicialmente trouxe certo alívio por finalmente dar nome às inquietações que sempre a acompanharam. No entanto, o processo de autoconhecimento ganhou um novo rumo durante os ensaios da peça Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada.

Foi durante esse trabalho que o ator e diretor Odilon Wagner, ao observar suas características, sugeriu outra possibilidade: “Você não tem TDAH, você tem altas habilidades”, lembrou a atriz e. A observação despertou curiosidade e motivou Fabiana a buscar avaliações mais aprofundadas.

Ao realizar testes especializados, ela teve a confirmação: é uma pessoa com altas habilidades — popularmente conhecidas como superdotação.

Embora o termo muitas vezes seja associado a gênios ou prodígios, trata-se, na verdade, de um perfil que envolve talentos acima da média em áreas específicas, como cognição, criatividade ou expressão artística. E isso pode coexistir com desafios emocionais e sociais, sobretudo quando não identificado precocemente.

Fabiana Karla fala sobre diagnóstico 

Em entrevista recente, a atriz compartilhou episódios do passado que agora fazem mais sentido sob essa nova perspectiva. Ela lembrou, por exemplo, de ter pulado etapas no processo de alfabetização e de, ainda criança, conseguir tocar músicas complexas ao piano sem nunca ter aprendido partitura — sinais que passaram despercebidos na época.

Pessoas com altos níveis de superdotação gerenciam processos de pensamento complexos quase sem esforço – iStock/Dilok Klaisataporn
Pessoas com altos níveis de superdotação gerenciam processos de pensamento complexos quase sem esforço – iStock/Dilok Klaisataporn - Getty Images/iStockphoto

Estas são algumas características identificadas pela Associação Paulista para Altas Habilidades/Superdotação: 

  • interesse e concentração em áreas específicas;
  • frustação e depressão, tristeza e mágoa diante de situações conflitantes;
  • apresentam alteração no sono;
  • interesse por desafio; 
  • espírito crítico;
  • estabelecem relação entre conhecimento e fatos;
  • falta de amigos;
  • baixo rendimento escolar causado pela sua falta de interesse;
  • são manipuladores;
  • são confundidos com indivíduos que apresentam diversos distúrbios: déficit de atenção, desafiador opositor, hiperatividade, comportamental, autismo, bipolaridade, impulsividade, entre outros.

Apesar de reconhecer o valor dessa nova leitura sobre sua trajetória, a artista admite que ainda há tabus e desconhecimento sobre o tema. “É muito difícil falar sobre isso, porque muita gente não está preparada para esse depoimento. Vão achar que estou me sentindo um gênio e não é isso. Estou usando minha voz para falar que o Brasil precisa olhar para os alunos que necessitam de apoio e projetos que possam auxiliá-los. Sentir-se inadequado, acarreta muito sofrimento”, afirmou ao site Gshow. 

Hoje, Fabiana encara o novo diagnóstico como uma oportunidade de se conhecer com mais profundidade e leveza — características que sempre fizeram parte de sua personalidade, mas que agora ganham um novo significado.


TDAH em adultos: um guia sobre sinais, diagnóstico e tratamentos

Ter dificuldade de concentração, adiar tarefas, chegar atrasado, perder itens, ficar frustrado ou impaciente – a maioria das pessoas já passou por isso. Para algumas, estas coisas acontecem com tanta frequência que a sua vida, carreira e relacionamentos são afetados negativamente. Nesses casos, o TDAH, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, pode estar por trás.

Este transtorno é particularmente conhecido na medicina pediátrica e adolescente. Mas não afeta apenas crianças e jovens. Adultos também sofrem com TDAH.