Fake news: chá de erva-doce cura a gripe H1N1

Algumas mentiras são inofensivas, outras são perigosas. Espalhar boato de que chá de erva-doce cura a gripe H1N1 pode ser letal –principalmente depois que a campanha de vacinação contra a gripe deste ano foi adiada.

Receita da vovó contra a gripe H1N1? Fake news

Os rumores que se espalham pela internet, especialmente por meio de áudios no WhatsApp, dizem que a fórmula do Tamiflu, medicamento usado para tratar os doentes, é feito com a planta. Segundo o esclarecimento de um “médico”, o chá pode ser ingerido a cada 12 horas com os mesmos benefícios da versão farmacêutica.

Além do chá milagroso, a mensagem alerta que brasileiros já começaram a morrer. A informação sobre o início dessa epidemia, porém, ainda não havia sido divulgada pela mídia tradicional (TV, rádio, jornais etc.). O site Boatos.org, parceiro do Catraca Livre, investigou o que dizem os rumores e checou a veracidade das afirmações. Confira:

O chá de erva-doce cura gripe H1N1 e é a fórmula do Tamiflu?

Como já comentamos, a corrente está ganhando muita força na rede social. Já deve, inclusive, ter gente correndo para estocar erva-doce em casa, mas não há motivos para pânico, nem lógica nessa história de que o chá de erva-doce cura gripe H1N1. Dito isto, vamos entender tudo por partes.

Primeiro, vamos falar sobre a supostas informação de que o número de casos de H1N1 no país está aumentando. Na verdade não está. Segundo dados do Ministério da Saúde, até 31 de março de 2018 foram registrados 84 casos de H1N1 no Brasil, e 8 óbitos. Sem desmerecer mortes e doenças, mas é um número ínfimo em um país com mais de 200 milhões de pessoas.

Clique aqui para continuar lendo.

Leia também: