Falsa miopia: entenda os efeitos causados pelo uso excessivo de celular

Entenda as diferenças entre os dois tipos de miopia

Manter a tela do computador na altura da linha dos olhos, dar preferência a monitores com alta resolução e piscar mais vezes, são cuidados essenciais para evitar a falsa miopia – iStock/Getty Images
Créditos: AlessandroPhoto/istock
Manter a tela do computador na altura da linha dos olhos, dar preferência a monitores com alta resolução e piscar mais vezes, são cuidados essenciais para evitar a falsa miopia – iStock/Getty Images

Sentir a vista embaçada após horas de exposição à tela do celular tem se tornado um problema comum tratado pela oftalmologia. É o que os especialistas chamam de falsa miopia, um dos muitos problema associados ao uso do aparelho.

“Isso ocorre porque um músculo dentro do olho, chamado ciliar, se contrai para focalizar imagens próximas, esforçando-se para encontrar o foco. Com o esforço constante, ele entra em fadiga e para conseguir focalizar as imagens de longe, este músculo precisa estar relaxado”, explica o oftalmologista Hilton Medeiros, da Clínica de Olhos Dr. João Eugenio.

Ele destaca ainda que, pessoas com hipermetropia, são mais suscetíveis a esse tipo de disfunção uma vez que a falsa miopia está associada a um tipo de dificuldade de enxergar de perto. Por isso, exemplifica, o hipermétrope faz um esforço exagerado para focar imagens próximas e, consequentemente, pode sofrer espasmos nessas musculaturas. “Os músculos se contraem e a visão permanece focada para perto, porém embaçada para longe, dando a falsa impressão de miopia”, comenta o oftalmologista.

O que leva o paciente crer no falso diagnóstico de miopia, o que nem sempre se confirma após a realização de exames mais aprofundados sobre a condição.

Contudo, o especialista faz um alerta para crianças que, por conta da visão em fase deformação, têm quase o dobro de chances de desenvolver miopia acomodativa e, a longo prazo, mais propensão a desenvolver miopia verdadeira.

Como diferenciar a falsa miopia

A miopia verdadeira ocorre quando a sensação de vista embaçada é mais longa, fazendo com que os raios de luzes sejam focados muito antes na retina, prejudicando assim a visão de longe. Além disso, embora os sintomas sejam parecidos, os meios de correção são diferentes.

Na verdadeira miopia, podem ser utilizados óculos e lentes de contato ou cirurgias reparadoras à laser, pois se trata de um problema anatômico. Enquanto para a falsa pode ser indicado o uso de colírios, exercícios visuais e até óculos para perto.

Ainda de acordo com o especialista, alguns cuidados como dar pausas no computador a cada hora, manter a tela do computador na altura da linha dos olhos, dar preferência a monitores com alta resolução e piscar mais vezes, são indispensáveis.