Falta de foco pode ser um sintoma de TDAH
Descubra como fatores genéticos e sintomas de inquietação, impulsividade e desatenção estão interligados neste transtorno neurobiológico
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, comumente abreviado como TDAH, é uma condição neurobiológica que tipicamente começa a se manifestar na infância. Caracterizado por sintomas como desatenção, impulsividade e, em muitos casos, hiperatividade, o TDAH não é apenas um comportamento infantil passageiro, mas sim um distúrbio que pode acompanhar a pessoa ao longo de toda a vida.
À medida que a criança cresce, os sintomas podem evoluir e se apresentar de maneiras diferentes na adolescência e na vida adulta, impactando diversas áreas da vida, incluindo o desempenho escolar, as relações pessoais e a vida profissional.
O TDAH é amplamente reconhecido por sua base neurobiológica, o que significa que suas causas estão relacionadas a diferenças no funcionamento do cérebro, influenciando como a pessoa processa informações, controla impulsos e mantém o foco em atividades cotidianas.
Frequentemente associado a fatores genéticos, o TDAH é caracterizado por sintomas de inquietação, impulsividade e desatenção – de tal maneira que pode também ser referido como Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA).
- 3 destinos incríveis para viajar em março no Brasil e aproveitar muito
- Falta de higiene bucal pode aumentar risco de câncer de cabeça e pescoço
- Universidade da Espanha oferece 30 bolsas para brasileiros
- O que acontece quando olhamos fixamente nos olhos de um cachorro, segundo a ciência
Sintomas do TDAH: entendendo a falta de foco
De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), os sintomas primários do TDAH são impulsividade e desatenção.
Estes sintomas podem ocasionar problemas no ambiente escolar, como dificuldade de aprendizado e relacionamento com outros estudantes, pais e professores. As crianças do sexo masculino tendem a exibir mais sinais de hiperatividade, enquanto todas têm um histórico de desatenção.
Como o TDAH se manifesta na vida adulta?
Na fase adulta, os sintomas primários de TDAH se transformam em desafios dentro do cotidiano e do ambiente de trabalho, com a memória falhando com frequência.
Adultos com TDAH também exibem uma tendência à inquietação e impulsividade, com a ABDA apontando um posicionamento típico em que tais indivíduos lutam para avaliar seu próprio comportamento e seu impacto nas pessoas ao seu redor, resultando em uma percepção comum deles como ‘egoístas’.
Quais os problemas comuns associados ao TDAH?
Além disso, é comum ver uma prevalência maior de outras condições associadas ao TDAH em adultos, como o uso de substâncias alucinógenas, ansiedade e depressão.
Alguns dos sinais mais comuns do TDAH incluem instabilidade profissional, desempenho abaixo da capacidade intelectual, falta de foco, dificuldade em executar rotinas, desorganização, problemas em planejamento e execução de tarefas, procrastinação e dificuldades em relacionamentos.