Falta de sono e ondas de calor: saiba quais são os sintomas mais comuns da menopausa
A menopausa é definida como o dia na vida de uma mulher – geralmente entre 45 e 55 anos – em que os períodos menstruais terminam.
Anos antes de deixar de ter períodos menstruais, as mulheres têm alterações em seus níveis hormonais, sendo que os sintomas mais comuns são as ondas de calor, suores noturnos e secura vaginal.
Você sabe reconhecer se está entrando na menopausa? Em entrevista ao site “Minha Vida“, a ginecologista Bárbara Murayama fala sobre algumas sintomas bastante comuns que interferem na vida da mulher antes de parar de menstruar.
- Sabia que existem tipos diferentes de depressão? Conheça os sintomas e tratamentos mais comuns
- Climatério: conheça os 6 sintomas mais comuns e como aliviá-los
- Saiba como a falta de vitamina A pode atrapalhar sua rotina
- 6 sintomas da ansiedade matinal; saiba como tratar
Confira quais são:
– Ondas de calor: elas geralmente começam como uma sensação súbita de calor na parte superior do tórax e no rosto. A sensação de calor se espalha por todo o corpo e tem a duração de poucos minutos. Algumas mulheres transpiram durante o calorão e depois sentem calafrios e arrepios quando termina o fogacho. Algumas têm uma sensação de ansiedade ou palpitações do coração durante a onda. Ondas de calor podem ocorrer várias vezes durante o dia e noite. Elas geralmente começam bem antes de seu último período menstrual.
– Suores noturnos: Quando as ondas de calor acontecem durante o sono, eles são chamados suores noturnos. Eles podem fazê-la suar através de suas roupas e acordá-la do sono. Isso pode acontecer uma ou mais vezes por noite. Acordando com frequência, pode ser difícil obter um sono de boa qualidade. Como resultado do sono interrompido, muitas mulheres desenvolvem outros problemas, tais como fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração e mal humor.
– Secura vaginal: Como os níveis de estrogênio no sangue antes e durante a menopausa se tornam mais baixos, os tecidos da vagina e da uretra (o tubo que leva a urina da bexiga para o exterior do corpo) podem tornar-se finos e secos. Isto pode causar-lhe a secura vaginal ou irritação, além de dor ou secura durante o sexo.
-Problemas de sono: Durante a transição para a menopausa, algumas mulheres começam a ter dificuldade em adormecer ou manter o sono, mesmo se suores noturnos não são um problema. Esses problemas de sono podem fazer com que você se sinta cansada e irritada no dia seguinte. Tratamentos eficazes para os problemas do sono estão disponíveis.