Falta de vitamina B12 pode ser vista quando se está no banheiro
Entenda como a deficiência de vitamina B12 afeta a medula espinhal e pode levar à incontinência urinária
A deficiência de vitamina B12 pode resultar em lesões na medula espinhal, ocasionando danos secundários em diversos órgãos.
A incontinência urinária é um sintoma comum associado a essa lesão, uma vez que a bexiga é controlada pelo sistema nervoso e a desmielinização dos nervos da medula espinhal interfere diretamente no controle da retenção urinária.
Segundo a Associação Nacional para a Continência do Reino Unido, lesões na medula espinhal têm o potencial de interromper a comunicação entre os nervos responsáveis pelo controle da bexiga e do intestino.
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
Essa interrupção pode levar à disfunção desses órgãos, conhecida como bexiga neurogênica ou intestino neurogênico.
Vitamina B12 e a incontinência
Estudo publicado no Journal of Gerontology investiga a relação entre os níveis de vitamina B12 e a ocorrência de incontinência em idosos.
Os resultados revelam que 41% dos participantes apresentaram algum tipo de incontinência, incluindo incontinência urinária ou fecal.
Os cientistas concluíram que níveis séricos de B12 inferiores a 300 pg/ml não estão associados à incontinência urinária isolada ou incontinência focal isolada, mas podem desempenhar um papel na incontinência dupla.
Além disso, a deficiência de vitamina B12 pode levar a problemas digestivos, neurológicos e fadiga.
Especialmente os veganos e pessoas mais velhas devem buscar orientação de um nutricionista para discutir a possibilidade de suplementação da vitamina, se necessário.