Feijões aceleram recuperação do câncer, revela estudo

Pesquisas recentes da Universidade do Texas revelam como esse alimento pode impulsionar a recuperação pós-cirúrgica de pacientes com tumores intestinais

Você sabia que uma velha conhecida de nossa mesa pode ser uma grande aliada no combate ao câncer? Segundo novas pesquisas na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, o feijão é um alimento poderoso para a saúde e pode acelerar a recuperação de pacientes que passaram por cirurgias de tumores no intestino. Os resultados foram publicados na revista científica The Lancet.

Feijões aceleram recuperação do câncer, revela estudo
Créditos: Depositphotos
Feijões aceleram recuperação do câncer, revela estudo

Feijões aceleram recuperação do câncer

A pesquisa contabilizou um total de 48 pacientes, divididos em dois grupos, monitorados durante oito semanas. Em um dos grupos, adicionou-se à dieta uma xícara de feijões cozidos todos os dias, enquanto o outro grupo permaneceu com o cardápio usual, sem adições. O feijão-branco enlatado e cozido sob pressão foi o escolhido para o estudo a fim de evitar desconfortos intestinais.

Como exatamente a pesquisa foi realizada?

Para avaliar o impacto do feijão na saúde dos pacientes, foram comparados exames de fezes e de sangue. Os pacientes que incluíram o alimento em sua dieta apresentaram um aumentou significativo de bactérias benéficas para o intestino, dos gêneros Faecalibacterium, Eubacterium e Bifidobacterium.

Segundo a epidemiologista Carrie Daniel-MacDougall, líder do estudo, “observar uma mudança na diversidade do microbioma intestinal apenas com intervenção dietética é raro, mas foi exatamente o que ocorreu neste caso”.

Por que o feijão ajuda na recuperação dos pacientes?

Daniel-MacDougall explica que há uma relação direta no aumento de bactérias benéficas e a diminuição de patógenos nocivos no organismo quando inserimos o feijão na nossa dieta. “Com isso, a recuperação dos pacientes é mais rápida e há menos risco de inflamação”, salienta a pesquisadora.

Os feijões são ricos em fibras, proteínas, aminoácidos e outros nutrientes que ajudam as bactérias benéficas do cólon a florescer e se multiplicar.

Essa constatação vem sendo utilizada para incentivar os pacientes a continuarem consumindo o feijão em sua dieta.

“Assim que os participantes pararam de comer feijão, os efeitos positivos desapareceram rapidamente. Por isso, destacamos a necessidade de educar os pacientes sobre como manter hábitos saudáveis na alimentação”, conclui Daniel-MacDougall.

O estudo destaca a importância do feijão na dieta, especialmente para pacientes em recuperação de câncer colorretal, reforçando a importância da alimentação na nossa saúde e recuperação de doenças.