Fibrose pulmonar: entenda doença que matou Rita de Cássia
Compositora de forró morreu aos 49 anos de idade
Na noite de terça-feira, 3, morreu a compositora Rita de Cássia, aos 49 anos, famosa por letras como “Saga de Um Vaqueiro”, “Meu Vaqueiro, Meu Peão” e “Jeito de Amar”.
A artista estava internada em uma Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) de um hospital privado da capital cearense e lutava contra um diagnóstico de fibrose pulmonar, mas não resistiu.
O que é fibrose pulmonar?
O pulmão é um órgão flexível, que precisa ter a capacidade de se expandir e de se encolher para poder permitir o processo de respiração. Quando o pulmão do indivíduo, por algum motivo, fica com cicatrizes em seu tecido ou passa a ser mais endurecido, o paciente é diagnosticado com a fibrose pulmonar.
- Túmulos kofun: conheça um dos maiores mistérios do Japão
- Estudo revela benefícios do aroma de alecrim para a memória
- Dicas incríveis para manter o seu travesseiro livre de ácaros e alergias
- Como regar plantas quando for viajar? 6 dicas que você nunca imaginou
A fibrose pulmonar pode acontecer, por exemplo, devido a inalação de substâncias que fazem mal para o corpo, como o mofo, a poeira, o feno e madeira velha. Essas substâncias acabam não sendo filtradas pelo nariz e podem fazer com que ele venha a desenvolver a Doença Intersticial Pulmonar, resultando na fibrose pulmonar.
Em outros casos, a fibrose nos pulmões surge também como consequência de outras condições, como o lúpus e a artrite reumatoide.
Existem ainda pacientes com fibrose pulmonar cuja causa não pode ser exatamente detectada.
Quais os sintomas?
- falta de ar;
- tosse seca e que não cessa;
- cansaço;
- fadiga;
- perda de apetite;
- perda de peso.
Como é o tratamento?
Os tratamentos da fibrose pulmonar não conseguem ajudar o paciente a retomar o estado original do pulmão, mas podem ajudá-lo a retomar a qualidade de vida.
Geralmente, são utilizados medicamentos, além de suprimentos de oxigênio para auxiliar a recuperação do paciente.
Com informações da Rede D’or.