Ficar sem tirar férias pode te matar, diz estudo

A ciência está cada vez mais atenta quanto aos danos físicos e mentais que o trabalho em excesso pode causar na saúde das pessoas. Em um estudo chamado Framingham, cientistas mostraram que passar meses seguidos sem férias aumenta a chance de problemas cardíacos.

O trabalho acompanhou mulheres trabalhadoras durante 20 anos e neste período foram analisadas as relações entre a frequência com que elas tiravam férias e a incidência de problemas cardíacos.

A conclusão dos cientistas, de acordo com a Superinteressante, é que trabalhadoras que tiravam férias a cada seis anos tinham o dobro de chances de ter danos no coração do que aquelas que descansavam pelo menos duas vezes por ano.

Outra pesquisa, agora realizada com homens, avaliou que jornadas longas de trabalho, acima de dez horas por dia, aumentam os riscos de doenças coronárias em 80%. Isso por conta da exposição prolongada ao estresse psicológico.

Os efeitos psicológicos de um longo turno não param aí.  O estudo Whitehall II constatpu que trabalhar mais de 11 horas por dia dobra as chances de um episódio de depressão grave, se comparado com trabalhadores de turno de sete ou oito horas.

Leia o artigo completa no site da revista Superinteressante.