Fobia social: conheça as causas, os sintomas e os tratamentos
Algumas pessoas são um pouco tímidas, em maior ou menor grau, principalmente quando chegam a ambientes novos ou ao falarem em público. No entanto, há quem evite essas interações sociais ao máximo, com comportamento característico de um distúrbio conhecido popularmente como fobia social, ou transtorno da ansiedade social.
O site Minha Vida preparou um artigo sobre o tema, explicando as possíveis causas, os sintomas e os tratamentos para as pessoas que sofrem de fobia social.
Confira um trecho:
- Cientistas podem ter descoberto fator para autismo que recebe pouca atenção
- Seu filho pode ter TOD? Conheça os primeiros sinais que podem surgir na escola
- Sabia que existem tipos diferentes de depressão? Conheça os sintomas e tratamentos mais comuns
- Climatério: conheça os 6 sintomas mais comuns e como aliviá-los
Causas:
Como muitos outros problemas relacionados à saúde mental, a fobia social é resultado, provavelmente, de uma complexa interação entre o meio ambiente e genes. As possíveis causas incluem:
Hereditariedade
Os transtornos de ansiedade, entre eles a fobia social, são comuns em pessoas de uma mesma família, mas ainda não está claro se há mesmo uma relação direta entre a genética e esses distúrbios.
Estrutura cerebral
A amídala cerebelosa é uma importante estrutura do cérebro na formação e controle das emoções humanas, entre elas o medo. As pessoas que têm essa estrutura hiperativa podem apresentar maior sensação de ansiedade e insegurança em momentos de socialização.
Meio ambiente
Ao contrário de outras condições de saúde, acredita-se que a fobia social esteja mais relacionada a causas externas do que a causas genéticas. Por isso, é possível afirmar que o transtorno de ansiedade social pode ser um comportamento aprendido ao longo da vida. Além disso, parece haver uma associação entre o distúrbio e a forma como o filho recebeu educação dos pais.