Formigamento nas mãos: quando procurar o médico
Formigamento nas mãos pode estar associado a inúmeras doenças
Embora seja uma sensação comum, o formigamento nas mãos ou nas pontas dos dedos, quando acontece com frequência, pode indicar alguma anormalidade clínica. É o que aponta o o neurologista André Felicio, especialista do site Minha Vida.
Ainda que inúmeras situações possam causar o formigamento nas mãos, e em sua grande maioria sem apontar um significado clínico, é necessário ficar atento para causas neurológicas.
De acordo com o especialista, entre as principais causas neurológicas de “parestesias – nome dado aos formigamentos) nas mãos destacam-se:
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
Traumas secundários ao acometimento dos nervos periféricos, originados na medula espinhal, nas raízes nervosas sensitivas e motoras. A condição causa a formação de plexos (um grupo de troncos nervosos) e depois terminam nos nervos propriamente ditos, por exemplo, nervo radial, nervo mediano ou nervo ulnar.
Segundo o neurologista, os nervos são estruturas que carregam informações da periferia para o sistema nervoso central (SNC), mas também conduzem informações do SNC para periferia.
Possíveis causas
Não por acaso, a condição pode estar associada a doenças como diabetes, problemas renais, distúrbios da tireoide e deficiências de vitaminas, que provocam causas metabólicas conhecidas de formigamento, em função da eventual agressão aos nervos periféricos.