Fotógrafa registra batalha dos pais contra câncer
A fotógrafa humanitária Nancy Borowick, iniciou em 2013 um projeto particular chamado ‘Cancer Family’. A série registrou a batalha dupla contra a doença quando seus pais tiveram câncer ao mesmo tempo.
Por meio da fotografia, Nancy deu um vislumbre íntimo e pessoal da jornada de sua família, como aponta o NPR.
“Das quimioterapias de sete horas às corridas com mamãe e suas listas de afazeres, eu estava lá, com minha câmera no meu ombro” disse Borowick que registou a luta dos pais por 24 meses.
- Visconde de Mauá: um paraíso escondido na Serra da Mantiqueira
- Dicas essenciais de alimentação para controlar a pressão alta de forma eficaz
- Estes 4 alimentos aumentam consideravelmente o risco de pedra nos rins
- Veduca disponibiliza 19 cursos gratuitos da USP; confira a lista
O projeto acabou virando o livro ‘The Family Imprint: A Portrait of Love and Loss’ (O Impresso da Família: Um Retrato de Amor e Perda, em português). As imagens, em preto e branco, mostram momentos específicos da jornada de seus pais, focando não só nos tratamentos e lágrimas, mas também na maneira como seus pais continuaram a viver suas vidas, independente da doença.
São cenas de festas, descontração, risos e amor, mas também há registros dos momentos de luta do casal: “Eles foram a definição de força e coragem, ver essas imagens me reforça a importância de não deixar o medo me impedir. Também me lembra de apreciar cada dia e não perder a perspectiva. Como mamãe me disse uma vez: ‘Aqui também há vida’”.
Nancy conta que a mãe já havia feito alguns tratamentos contra um câncer de mama ao longo de 15 anos, quando o pai descobriu que tinha um câncer no pâncreas que estava no estágio 4.
“Todo mundo lida com os seus medos, especialmente a morte, à sua maneira. Minha família se apoiou sobre o humor para passar por este momento difícil. Quando meu pai, Howie ,morreu tinha 58 anos. Minha mãe, Laurel, tinha 59 anos quando faleceu, um dia antes do aniversário da morte de meu pai. Mas o mais notável foi como esses últimos meses foram preenchidos com amor e vida”.
Veja algumas fotos do livro de Nancy: