Frutas que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue
Essas são as frutas que podem contribuir significativamente para a redução do risco de diabetes e níveis de açúcar no sangue
Alguns grupos de frutas podem contribuir significativamente para a redução do risco de diabetes e níveis de açúcar no sangue, indica pesquisa realizada pela Harvard Health, divisão da universidade para assuntos de saúde. Esses benefícios, segundo evidências encontradas no estudo, foram associadas a frutas cítricas, vermelhas e maçãs.
De acordo com a investigação científica, pessoas que consomem mais frutas e vegetais tinham 25% a 50% menos probabilidade de contrair diabetes durante o período do estudo, se comparadas com aquelas que comiam menos dessas frutas e vegetais.
Ainda segundo os resultados, apenas dois terços de uma maçã média ou pouco mais de um terço de uma xícara de frutas mistas por dia são suficientes para a manutenção da sua saúde sanguínea.
Ao todo, 340.000 pessoas de oito países europeus participaram do estudo, incluindo 9.754 recém-diagnosticados com diabetes ao longo de uma década. Para efeito comprobatório, os pesquisadores relacionaram a ingestão de frutas e vegetais dessas pessoas com 13.000 pessoas saudáveis, do grupo de controle.
Além disso, a pesquisa também analisou os níveis sanguíneos dos participantes de vários nutrientes derivados de plantas diferentes.
Benefícios da maçã
Por conter uma ampla gama de nutrientes, as maçãs são particularmente saudáveis e podem retardar a digestão de carboidratos. Quercetina, ácido clorogênico e ácido gálico, compostos da fruta, cumprem papel fundamental na redução do açúcar no sangue. Além disso, ao retardar a digestão, a quantidade de carboidratos que são absorvidos no intestino também diminui.
Assim, é fato que a maçã ajuda a diminuir a quantidade de açúcar que entra na corrente sanguínea para manter o açúcar no sangue estável e evitar os picos.
Outras evidências
Segundo pesquisa publicada na revista Nutrients em 2019, consumir maçã 30 minutos antes de uma refeição de arroz integral ajuda a reduzir significativamente o açúcar no sangue.
Outro estudo divulgado na revista Obesity, em 2019, descobriu que combinar frutas congeladas com uma refeição também reduz significativamente os picos de açúcar no sangue pós-refeição.
Frutas vermelhas
Os autores observaram que “cranberries, mirtilos, framboesas e morangos melhoram a hiperglicemia pós-prandial e a hiperinsulinemia em adultos com sobrepeso ou obesos com resistência à insulina”.Essas frutas também são ricas em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, tornando-as ideais para controlar o açúcar no sangue.
Apesar dos efeitos benéficos na prevenção do diabetes, as frutas devem ser consumidas dentro de uma alimentação saudável e equilibrada.