Fundação Pró-Sangue precisa de mais de 10 mil doações mensais
Com estoque em nível crítico, a Fundação convoca doadores em SP; saiba como doar
A Fundação Pró-Sangue de São Paulo enfrenta um momento crítico com a queda nas doações de sangue, especialmente no mês de agosto. Os tipos sanguíneos B- e AB- encontram-se em estado de emergência, atendendo apenas 20% da demanda hospitalar, enquanto os tipos O+ e O- estão em situação crítica, conseguindo cobrir apenas metade dos pedidos.
Para reverter essa situação, a Fundação Pró-Sangue ressalta a urgência em conseguir mais de 10 mil bolsas de sangue por mês, quantidade necessária para abastecer mais de 80 instituições de saúde na região metropolitana de São Paulo.
O posto Clínicas, localizado no Hospital das Clínicas na zona oeste da capital, é um dos pontos de coleta que ainda tem 75% das vagas disponíveis para agendamento online, facilitando o acesso dos doadores.
- Ministério cria aplicativo para incentivar doação de sangue
- Wemobi dá 50% de desconto em passagens a doadores de sangue
- Pró-Sangue faz alerta sobre baixos estoques; saiba como doar
- Saiba o que abre e o que fecha no feriado do Dia do Trabalhador
A fim de incentivar as doações e aliviar a escassez, a Pró-Sangue continua com sua campanha de inverno, apelando para que os cidadãos colaborem nesse momento de necessidade. Quem deseja ajudar pode fazer a reserva de horário por meio do sistema de agendamento no site da fundação.
Quem pode doar sangue?
- Pessoas entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
- Estar em boas condições de saúde.
- Pesar no mínimo 50kg.
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato.
*Com informação do Portal do Governo e da Fundação Pró-Sangue.