Geral na Saúde: site colaborativo estimula participação do público

Por: Catraca Livre
Doutores da Alegria no Hospital do Grajaú

Sabe quando você tem um sintoma estranho e vai pesquisar na internet? E se você tivesse um espaço em que, além de se informar, pudesse compartilhar o que sabe sobre temas relacionados à saúde?  Essa é a proposta do Geral na Saúde, site colaborativo lançado em setembro, em que as pessoas podem buscar e produzir informações sobre saúde e bem-estar.

“Estamos estimulando jovens, educadores, profissionais de saúde e também besteirologistas (atores do Doutores da Alegria que trabalham em hospitais) a escreverem para o nosso site e criarem mobilizações em seus bairros e escolas a partir de questões de saúde”, explica Luísa Valentini, editora de conteúdo do site.

Em fase inicial, o Geral na Saúde está sendo desenvolvido em dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona sul de São Paulo – nas subprefeituras de Parelheiros e Capela do Socorro -, no Hospital Geral do Grajaú e com a organização Doutores da Alegria.

Estruturado como um blog, o projeto já tem 80 participantes e, apesar de estar focado na zona sul, aceita contribuições de outras localidades.

Um dos principais objetivos é incentivar o protagonismo juvenil. “O programa estimula o potencial do adolescente como comunicador e agente de mudanças promotoras de saúde”, conta Maria José Delgado Fagundes, diretora de Inovação e Responsabilidade Social da Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa), responsável pela iniciativa, em parceria com a Oficina de Ideias.

Para Letícia Fernanda, 15 anos, moradora de Marsilac e correspondente jovem do Geral na Saúde, participar do projeto vai contribuir para a carreira que pretende seguir: “Quero ser jornalista e fotógrafa. O Geral é uma forma de me informar e de ajudar em meu futuro”.

Para conhecer o projeto e se tornar um correspondente, basta acessar o site Geral na Saúde.

Compartilhe:

1
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
2
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
3
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
4
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
5
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
6
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
7
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
8
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …