Gordura na barriga está associada à morte por câncer de próstata

Sobrepeso pode aumentar o risco de morrer de câncer de próstata em até 10%

16/09/2023 06:00

661 homens morreram de câncer de próstata ao final do estudo, que relacionou gordura da barriga a câncer de próstata – iStock/Getty Images
661 homens morreram de câncer de próstata ao final do estudo, que relacionou gordura da barriga a câncer de próstata – iStock/Getty Images - Getty Images

Sabe aquela gordurinha que fica particularmente ao redor da barriga? De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, ela pode aumentar o risco de morrer de câncer de próstata em até 10%.

Para entender essa relação, a pesquisa britânica analisou mais de 1.300 mortes causadas por esse tipo de câncer, que poderiam ser evitadas todos os anos não fosse um detalhe diretamente associado à doença: o sobrepeso.

Como foi feito o estudo?

Acompanhados por um período de, em média, 12 anos, os participantes do estudo não apresentavam qualquer diagnóstico de câncer inicialmente. Por isso, a adiposidade (excesso de gordura) foi medida no início de cada estudo, com quatro medidas diferentes usadas: Índice de Massa Corporal, IMC, circunferência da cintura, relação cintura-quadril e gordura corporal percentual.

O que se concluiu?

Dados de saúde dos homens que morreram de câncer de próstata foram comparados àqueles que não morreram, o que levou os pesquisadores à seguinte conclusão: para cada cinco pontos adicionais na pontuação de IMC de um homem, eles tinham sete por cento mais chances de morrer de câncer de próstata.

Além disso, concluiu-se também haver um risco 6% maior de morrer de câncer de próstata para cada 10 cm a mais na cintura. No final desse acompanhamento, 661 homens morreram de câncer de próstata.

O estudo divulgado em Oxford soma-se a uma série de evidências publicadas até hoje sobre o tema. Ao todo, 19 levantamentos envolveram mais de 2,5 milhões de homens, bem como dados de uma nova análise de mais de 200.000 homens. Os resultados foram publicados na BMC Medicine.