Gordura no fígado: descubra qual chá ajuda a combater a doença

Aumento de gordura no fígado pode provocar uma inflamação capaz de evoluir para doenças como hepatite, cirrose e câncer

Aumento de gordura no fígado pode provocar uma inflamação capaz de evoluir para quadros graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer – iStock/Getty Images
Créditos: Ben-Schonewille/istock
Aumento de gordura no fígado pode provocar uma inflamação capaz de evoluir para quadros graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer – iStock/Getty Images

Ervas com propriedades medicinais podem ser benéficas para todas as condições de saúde e para o acúmulo de gordura no fígado não é diferente. Estudos recentes evidenciam que alguns chás cumprem papel fundamental no bom funcionamento do corpo.

É o que mostra pesquisa conduzida pela Universidade Penn State, que descobriu que a combinação do extrato de chá verde descafeinado associada a exercício físico reduziu em 75% o acúmulo de gordura no fígado de camundongos.

Na primeira etapa do estudo, que levou cerca de 16 semanas, os camundongos foram submetidos a uma dieta rica em gordura.

Enquanto na segunda fase, eles consumiram chá verde e praticaram atividades físicas regularmente, apresentando apenas 25% de depósitos de gordura em seus fígados em comparação ao grupo controle de camundongos.

Outro grupo de roedores tratado apenas com extrato de chá verde, ou somente exercícios, tiveram resultado inferior ao primeiro grupo e apresentaram cerca de 50% de gordura no fígado quando confrontados ao grupo de controle.

Os camundongos tratados apenas com extrato de chá verde ou apenas com exercícios apresentaram cerca de 50% de gordura no fígado em comparação com o grupo controle.

A pesquisa, publicada no Journal of Nutritional Biochemistry, acredita que o benefício seja semelhante em humanos.

O que é gordura no fígado; quais são os sintomas ?

Um dos quadros hepáticos mais comuns, a condição é conhecida como “gordura no fígado”, também chamada de esteatose hepática ou doença hepática gordurosa.

Fatores como consumo excessivo de álcool, obesidade, diabetes, colesterol elevado, resistência à insulina e uma dieta rica em gorduras estão especialmente associadas às causas da doença.

Sem observação de sintomas significativos no estágio inicial da doença, o acúmulo de gordura no fígado pode provocar quadros de fadiga, desconforto abdominal, perda de apetite, perda de peso inexplicada e fraqueza.