Governo confirma mais um caso de gripe aviária no país

Oito investigações estão em curso para avaliar a situação atual e tomar as medidas necessárias

Nesta segunda-feira, 12, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou mais um caso de gripe aviária altamente patogênica. O Brasil registra agora um total de 31 casos da doença, todos em aves silvestres. Além disso, há oito investigações em andamento, aguardando resultados laboratoriais conclusivos.

Governo confirma mais um caso de gripe aviária no país
Créditos: iSTock
Governo confirma mais um caso de gripe aviária no país

Gripe aviária

Até o momento, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Rio Grande do Sul registraram os casos confirmados de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) (H5N1) no país.

Desde o início do ano, foram realizadas mais de 1.284 mil avaliações de casos suspeitos. Como todos os casos confirmados até o momento ocorreram em aves silvestres, o Brasil mantém seu status de país livre de IAAP. Portanto, não há restrições no comércio de produtos avícolas brasileiros.

Devido ao potencial de pandemia do vírus H5N1 da gripe aviária, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um monitoramento rigoroso. Esse vírus já causou a morte de milhões de aves silvestres e domésticas em todo o mundo, além de ter afetado milhares de mamíferos marinhos no Chile. Embora tenha havido poucos casos em seres humanos desde 2003 (cerca de 860), a taxa de letalidade é de 54%.

Infecção em humanos

A gripe aviária circula principalmente entre as aves e, anualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) registra alguns casos em humanos. A disseminação ocorre por meio do contato direto das pessoas com animais infectados, sejam eles vivos ou mortos. Esses casos geralmente envolvem trabalhadores de granjas onde houve contaminação das espécies. Até o momento, todos os casos suspeitos em humanos no Brasil foram descartados.