Gripe: 5 dicas simples para aliviar os sintomas
Para evitar maiores complicações, algumas medidas simples podem ser adotadas
Nos meses de outono e, principalmente no inverno, os casos de gripes e resfriados aumentam muito. Isso porque o vírus sobrevive por mais tempo em baixas temperaturas e não poupa ninguém dos males causados pelo vírus.
Ainda que a doença seja considerada inofensiva por boa parte da população, a gripe deve ser tratada como uma doença séria.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de duas mil pessoas morrem todos os anos no Brasil em consequência de complicações causadas pela gripe sazonal (típica de determinada estação ou época do ano).
Para evitar maiores complicações, algumas medidas simples podem ser adotadas para combater o vírus e se recuperar mais rápido. Além disso, não se esqueça de tomar os remédios receitados pelo seu médico:
1. Descanse
Nada de se desgastar fazendo atividades físicas. O corpo precisa usar toda a sua energia para combater o vírus da gripe. Por isso, o ideal é tirar um dia de folga do trabalho, escola ou faculdade para se recuperar mais rápido.
2. Mais alho na sua dieta
Inúmeros estudos mostram que esse tempero pode diminuir a frequência das infecções e aliviar os sintomas mais comuns da gripe. Graças a uma substância chamada alicina, o alho é eficaz no combate aos vírus.
3. Gargarejos com água e sal
Isso vai ajudar a aliviar a dor de garganta, quando for o caso, e a remover o excesso de secreções na mesma.
4.Coma adequadamente
A alimentação saudável, com proteínas, carboidratos, gorduras e nutrientes, é fundamental para o funcionamento adequado do nosso sistema imunológico. Com um corpo bem nutrido, as chances de vencer a luta contra o vírus é maior.
Por mais que a gripe tire o apetite, é necessário fazer um esforço e consumir frutas e vegetais; cereais; proteínas magras, como ovos, frango e peixe; e gorduras saudáveis, como abacate e margarina livre de gordura trans.
5. Tome bastante líquidos
Ao manter-se hidratado, você alivia muitos dos sintomas, tais como a dor de cabeça e a de garganta. Se a gripe vier acompanhada de febre, beber água é ainda mais importante, pois ajuda a baixar a temperatura do corpo e prevenir desidratação.