Hábito comum agrava sintomas de quem tem insônia

O estudo realizado nos EUA traz uma valiosa contribuição para o campo do sono

Entenda por que, segundo especialistas, este hábito agrava sintomas da insônia – iStock/Getty Images
Créditos: yanyong/istock
Entenda por que, segundo especialistas, este hábito agrava sintomas da insônia – iStock/Getty Images

O simples hábito de olhar para o relógio durante a noite pode agravar os sintomas de insônia, afirma estudo realizado pela Indiana University Bloomington, nos Estados Unidos. Isso porque, de acordo com os resultados obtidos no estudo, a ação pode aumentar o estresse e, consequentemente, induzir ao uso de medicamentos para dormir.

Conduzido pelo psicólogo clínico Spencer Dawson e sua equipe, o experimento reuniu os dados do sono de 4.886 pacientes de um centro médico do Arizona. O questionário levava em conta fatores como a apuração dos níveis de insônia, o tempo gasto olhando o relógio durante as tentativas de adormecer e o uso de medicamentos prescritos para o sono

De acordo com os pesquisadores, a frustração por não conseguir adormecer leva muitas pessoas a confiarem nos medicamentos para dormir. “Descobrimos que o comportamento de monitoramento do tempo tem um efeito principalmente no uso de medicamentos para dormir. Isso porque exacerba os sintomas de insônia”, explica Dawson.

Hábitos que ajudam a evitar insônia

A boa notícia é que existem métodos eficientes para contornar este problema. Como por exemplo terapias específicas que reestruturam a função cognitiva ou abordagem do processamento emocional, que podem ser extremamente úteis para amenizar a frustração e consequentemente reduzir o uso de medicamentos. “Uma coisa que as pessoas poderiam fazer seria virar ou cobrir o relógio; abandonar o relógio inteligente; afastar o telefone para simplesmente não verificar a hora”, sugere Dawson.

Além disso, como todo bom hábito, cultivar uma boa qualidade do sono exige disciplina e algumas mudanças na rotina. Entre elas:

evitar estimulantes, como café e chocolate antes de dormir;
praticar atividades físicas durante o dia;
limitar cochilos.

https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/os-11-beneficios-de-uma-boa-noite-de-sono/
https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/harvard-revela-melhor-hora-para-dormir/