Hábito comum aumenta risco de diabetes, aponta estudo

A descoberta é, sobretudo, intrigante

25/11/2023 16:01

Hábito de tomar café da manhã depois das 9h representa 59% mais chances de desenvolver a diabetes, indica estudo espanhol – iStock/Getty Images
Hábito de tomar café da manhã depois das 9h representa 59% mais chances de desenvolver a diabetes, indica estudo espanhol – iStock/Getty Images - Andrea Miramontes/ @ladobviagem

Um hábito bem comum pode aumentar o risco de diabetes, alerta pesquisadores do Instituto Espanhol de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal).

A descoberta é, sobretudo, intrigante: indivíduos que tomam café da manhã depois das 9h têm 59% mais chances de desenvolver a doença quando comparada aqueles que terminam o café da manhã às 8h ou antes. O estudo, publicado no International Journal of Epidemiology, também concluiu que jantar depois das 22h aumenta ainda mais o risco de diabetes tipo 2.

Para entender os efeitos dos hábitos no desencadeamento da diabetes, o experimento levou em conta informações de de 100.000 pessoas na França durante um período de sete anos.

Por quê este hábito?

Os autores têm uma explicação bem direta para a questão. Segundo eles, pular o café da manhã afeta o controle da glicose e lipídios, bem como os níveis de insulina, aumentando o risco de diabetes tipo 2. A doença 2 está associada a vários fatores de risco modificáveis, incluindo uma dieta pouco saudável, sedentarismo e tabagismo.

Para entender a relação entre o horário das refeições e o risco de diabetes, os pesquisadores pediram aos participantes que registrassem sua ingestão alimentar e os horários das refeições durante um período de 24 horas em três dias não consecutivos. O cruzamento desses dados durante um período de sete anos ajudou a equipe a identificar 963 novos casos de diabetes tipo 2.

E levou a uma conclusão: os resultados mostraram que indivíduos que tomavam café da manhã regularmente depois das 9h tinham um risco significativamente maior de desenvolver a doença. Por outro lado, o estudo também revelou que o jejum prolongado pode ser benéfico se os indivíduos tomarem café da manhã antes das 8h e jantarem mais cedo.